Para despertar o senso de cidadania, ética, união e responsabilidade na comunidade escolar e familiar, o governo federal está investindo no programa “Um por Todos e Todos por Um! pela Ética e Cidadania”. Por meio de parceria com o Instituto Cultural Maurício de Sousa, estão sendo confeccionados materiais de caráter artístico-pedagógico para distribuição em escolas do ensino fundamental.
Foram produzidas três novas revistas destinadas aos estudantes, que estão disponíveis no link https://educacaocidada.cgu.gov.br/. A ação, que está em fase de execução, faz parte das 35 metas para os 100 dias de governo. A parceria prevê a elaboração de novos conteúdos físicos e digitais, com o alinhamento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O investimento previsto é de R$ 9,7 milhões até 2021.
Com a digitalização do material, acrescido de brincadeiras, vídeos e jogos, a expectativa é sensibilizar, só em 2019, cerca de 15,3 milhões de estudantes de escolas públicas e privadas. Com a ajuda dos personagens da Turma da Mônica, o programa visa disseminar, de forma lúdica, valores sobre participação social, democracia, autoestima, respeito à diversidade, responsabilidade cidadã e interesse pelo bem-estar coletivo.
Dirigido a crianças e adolescentes do ensino fundamental, a proposta prevê a participação de educadores, de famílias e da comunidade, tendo a escola como núcleo principal do desenvolvimento das ações.
O programa já atingiu 640.842 estudantes, 23.109 professores e 4.786 escolas de todo o Brasil. Além da CGU, do MEC e do Instituto Maurício de Sousa, o Serviço de Aprendizagem Rural (Senar) também participa do projeto.
100 dias de governo
Após o início da nova gestão, foram estabelecidas 35 metas prioritárias para os 100 primeiros dias de governo. As medidas trazem impactos significativos em áreas como saúde, educação, meio ambiente, segurança e combate à corrupção.
Fonte: Governo do Brasil, com informações da Controladoria-Geral da União