Dando seguimento ao ‘Ciclo de Debates sobre Desigualdades’, a Escola do Parlamento e o Coletivo Faz Diferença? apontaram na edição da segunda-feira (3/9), no Auditório Prestes Maia, que o papel da Educação é fundamental para que a desigualdade diminua com o maior acesso à educação de qualidade.
Segundo a diretora de conteúdo da Escola do Parlamento, Ilza Jorge, a Desigualdade é um dos principais desafios a ser enfrentado, não apenas no Brasil como no mundo. Vários setores da sociedade sinalizam que o combate a ela passa prioritariamente pela Educação.
“Estudos demonstram que em termos intergeracionais, a desigualdade diminui com o maior acesso à educação de qualidade. E por mais que tenhamos, após 30 anos da Constituição de 1988, melhorado e muito o acesso à educação, a má qualidade do ensino mantém e até aumenta a desigualdade – o contrário do que é visto em países mais desenvolvidos, onde ela amplia as oportunidades e é também estratégica para o desenvolvimento econômico”, pontuou Ilza.
O encontro abordou os seguintes temas:
– Educação e Desigualdade: Dados nacionais, aspectos de organização, gestão e estrutura da escola – Palestrante: Iracema Nascimento(professora da Faculdade de Educação da USP);
– A agenda do Faz Diferença para redução de desigualdades na Educação: propostas de políticas públicas baseadas em evidências para o município de São Paulo – Palestrante: Caio Callegari (Todos pela Educação);
– E, O papel do Legislativo no combate à desigualdade educacional – Palestrante: Claudio Fonseca (Vereador PPS)
Assista ao vídeo.
Acompanhe as novidades da Câmara: http://facebook.com/CamaraSaoPaulo e http://twitter.com/CamaraSaoPaulo