Os vereadores receberam nesta quarta-feira (14/7), na última sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM), antes do recesso parlamentar, a visita do prefeito David Almeida (Avante), que veio ao parlamento, sem agenda oficial, e agradeceu o empenho dos parlamentares durante este primeiro semestre, garantindo a viabilidade dos projetos de enfrentamento à pandemia, encaminhados pelo Executivo.O chefe do Executivo Municipal, foi recebido pelo presidente da Casa Legislativa, vereador David Reis (Avante) que afirmou não ser surpresa a vinda do prefeito ao parlamento, sem agenda oficial.
“O prefeito já havia dito, ainda na campanha que faria visitas esporádicas ao Parlamento Municipal, sem precisar de convite, e por isso não me causa espanto essa vinda dele na sessão de hoje. Isso apenas mostra o compromisso com tudo aquilo que ele falou, por isso, creio que sua gestão será de muito sucesso”, afirmou.
Em seu discurso, David Almeida agradeceu, nominalmente, a cada vereador presente na sessão e destacou alguns dos projetos aprovados pela Casa, que garantiram os auxílios “Manauara” e “Conectividade” e a autorização para que o Executivo contratasse empréstimo de R$ 470 milhões, junto ao Banco Brasil, para ações do Programa de Melhorias da Infraestrutura Urbana e Tecnológica do Município (Prominf).
“Nós aprovamos na Câmara, de forma célere, por exemplo, o Auxílio Manauara, que possibilitou ajuda para 40 mil pessoas, o Auxílio Empreendedor e outras ações que a prefeitura fez e precisou do aval do Poder Legislativo. Isso faz com que nós tenhamos a perspectiva de que os próximos meses serão bem proveitosos”, relembrou.
O empréstimo, com garantia da União, terá prazo de 180 meses, ou seja, 15 anos, com carência de 12 meses. O dinheiro será aportado pelo Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU), cujos recursos podem ser destinados a programas habitacionais e sistema de transporte coletivo público, como as interligações das avenidas Brasil e Coronel Teixeira; Djalma Batista, João Valério e rua Pará; Efigênio Sales e Governador Lindoso; e André Araújo, Umberto Calderaro e rua Salvador, além de intervenção entre o Complexo Viário Gilberto Mestrinho, a “bola do Coroado”, e avenida Rodrigo Otávio.
Imunização de jovens
David Almeida ainda anunciou a ampliação do público que está sendo vacinado contra covid-19 para jovens de 16 a 18 anos para os próximos dias. “Manaus é a segunda capital que mais vacina em percentual e está sendo bem vista a nível nacional, já estamos imunizando o público de 20 anos e nesta semana e na outra estaremos vacinando vacinando os jovens de 18 e 16 anos, após a chegada das novas doses”, adiantou.
Texto: Tiago Ferreira – Dircom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM