Em visita a capital do Amazonas, o embaixador de Israel, Yossi Shelley, participou, na manhã desta quarta-feira (20/3), de reunião realizada na sede da Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social (AADES). Durante o encontro, o presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Flávio Antony Filho, apresentou ao embaixador os produtos que compõem o cardápio da merenda escolar de alunos da rede pública estadual.
Queijo artesanal de búfala produzido no Município de Autazes (distante 94 quilômetros de Manaus), farinha de tapioca, farinha de mandioca, pirarucu de manejo, jerimum, macaxeira e polpas de frutas típicas da região amazônica são alguns dos produtos que fizeram parte da referida exposição sobre o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme), desenvolvido pela ADS desde 2004 e que atende escolas dos 62 municípios do Estado.
“A visita do embaixador de Israel ao Amazonas é uma demonstração de possíveis novas parcerias e projetos com o Estado. Não podíamos deixar de mostrar um pouco da cultura amazônica a partir dos alimentos e produtos cultivados principalmente nas comunidades ribeirinhas”, comentou o presidente da ADS, Flávio Antony Filho.
Na oportunidade, o embaixador ressaltou o interesse israelense em exportar tecnologia para o Amazonas, com o objetivo de potencializar a indústria e o comércio local. Destacou, ainda, que a visita dele possibilita conhecer de perto a realidade amazônica e estreitar relações entre as bandeiras.
A reunião foi conduzida pelo presidente da AADES, Mike Ezequias Santos, e contou com a presença da secretária executiva do Fundo de Promoção Social (FPS), Kathelen Santos; do presidente da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), Armando Valle; do presidente da Fundação Televisão e Rádio Cultura do Amazonas, Oswaldo Lopes; do diretor técnico da ADS, Heitor Liberatto; e da diretora Administrativa e Financeira, Maria Goreth dos Santos Vieira.