sexta-feira, junho 20, 2025
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
Sem resultados
Visualizar todos os resultados

Encontro estadual de Saúde Bucal discute propostas para avanço do serviço no Estado

por marceloleite
9 de julho de 2019
no Sem categoria
0
0
Compartilhamentos
8
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter

 

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) iniciou nesta terça-feira (09/07) o II Encontro Estadual de Saúde Bucal e VII Encontro Estadual de Coordenadores Municipais de Saúde Bucal do Amazonas, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, na zona centro-sul de Manaus. O Fórum segue até quinta-feira (11/07), com painéis de debates e palestras. A organização é da Coordenação Estadual de Saúde Bucal.

O objetivo do encontro é atualizar os gestores e profissionais de diversos níveis em saúde bucal. Serão discutidos no encontro temas como epidemiologia, planejamento e saúde pública, que são de grande relevância para o processo e educação permanente das equipes de Atenção Básica e Especializada do estado.

O fórum permitirá a troca de experiências com os profissionais dos 42 municípios participantes, com apresentações de propostas para o avanço nas ações, serviços e ao acesso da Saúde Bucal da população, que devem melhorar o panorama e o os indicadores de saúde do Estado.

O secretário de Saúde, Rodrigo Tobias de Souza Lima, presidiu a mesa de abertura do encontro. Ele ressaltou o momento favorável da Secretaria para a discussão de saúde bucal no âmbito da saúde pública no Estado.

“Esse é um momento importante porque aqui se encontram toda a classe odontológica e também a classe acadêmica, de serviços e de gestão, para que possamos produzir orientações de forma propositiva para que possamos fazer a manutenção das politicas de saúde bucal com qualidade”, disse Tobias.

O secretário falou ainda dos desafios e dos avanços no Estado na saúde bucal. “No último ano, aumentamos a cobertura de 47% para 48%, que é o recomendado pelo Ministério da Saúde. Mas um dos nossos desafios não é apenas aumentar a oferta, e sim garantir a qualidade do serviço. Outra forma de melhorar a saúde bucal no Estado é promover a integralidade do serviço na Atenção Básica e na Atenção Especializada, tanto na capital como nos municípios do interior”, destacou Tobias.

O II Encontro Estadual de Saúde Bucal reuniu, além de representantes da Susam, membros do Conselho Regional de Odontologia, do Ministério da  Saúde, e representantes das secretarias municipais.

O coordenador estadual de Saúde Bucal do Amazonas, Ricardo Elias Duarte Rabello, acredita que o encontro irá trazer maior resolutividade das ações e serviços da saúde bucal.

“Nosso objetivo é fortalecer a saúde bucal no Amazonas, discutir ideias, propostas, e trocar experiências entre os 42 representantes dos municípios, para que ao final do fórum possamos fazer um documento com ideias para melhorar o acesso à saúde bucal de toda a população e melhorar os indicadores da saúde bucal de todo o Amazonas”, disse Ricardo.

O Fórum segue até a quinta-feira (11/07) com painéis de debates e palestras. Na quarta-feira (10/07), o encontro terá palestra sobre gestão em saúde com o professor doutor Helder Henrique Costa Pinheiro, especialista em Saúde Pública e Bioestatística pela Universidade Federal do Pará, no período da manhã. Durante a tarde, haverá painel sobre gestão em saúde, sob supervisão da Coordenação Estadual de Saúde Bucal.

Na quinta-feira (11/07), a professora Maria Augusta Bessa Rebelo, doutora em Cariologia pela FOP-Unicamp e pós-doutora em Saúde Bucal Coletiva na Universidade de Sheffield (Reino Unido), ministra a palestra e painel sobre saúde bucal coletiva.

PUBLICIDADE
marceloleite

marceloleite

Próxima notícia
Dados do PROSUP são migrados para sistema mais moderno

Dados do PROSUP são migrados para sistema mais moderno

Recommended

Glória destina emenda parlamentar para obras voltadas à juventude, esporte e lazer

Glória destina emenda parlamentar para obras voltadas à juventude, esporte e lazer

4 anos ago

Saiba o que é o stalking e como se defender

4 anos ago

Popular News

    Connect with us

    • Principal
    • Política
    • Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Judiciário
    • Economia

    Sem resultados
    Visualizar todos os resultados
    • Principal
    • Política
    • Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Judiciário
    • Economia