Em seu terceiro ano consecutivo, a faculdade de Direito da Ufam vem acompanhando as edições desde 2017. Este ano, o evento contou com a participação de 378 times de universidades de todo o planeta, como Harvard, Columbia, Cambridge e outras que congregam estudantes da maior competição de Direito Internacional Privado do mundo. Em etapa preparatória, os alunos enfrentarem competições preparatórias (pre-moots) em São Paulo, Belgrado (Sérvia) e Budapeste (Hungria).
O evento consiste em duas etapas. Uma fase de memoriais ou fase escrita e outra oral, na qual os acadêmicos realizam sustentações orais perante um tribunal arbitral composto por três avaliadores. Em outubro de 2018, a organização do evento disponibilizou um caso complexo envolvendo arbitragem internacional e comércio internacional. Após isso, foi determinado prazo para que as equipes apresentassem suas defesas escritas (memoriais) para as duas partes envolvidas naquele problema (Claimant/Demandante e Respondent/Demandado). Em seguida, iniciam-se as defesas orais, cujo objetivo é defender seus argumentos jurídicos em favor de uma das partes do caso para um corpo de árbitros (julgadores). São dois alunos representando cada parte, sendo um para a parte procedimental e outro para a parte material.
O evento ocorre integralmente em inglês, portanto, o caso, as defesas escritas e as sustentações orais foram defendidos na língua. Este ano, a equipe representando a Ufam, contou com a participação de André Luiz de Barros Nogueira (9º período), Beatriz Miyuki Hayashi (5º período), Douglas Ferreira da Costa (5º período), Luan Costa de Andrade (3º período) e Luana Gonçalves Salignac (5º período)
Luana Salignac, integrante da equipe da Ufam, relatou sua impressão sobre evento: “a competição representa meu maior desafio pessoal até hoje na Ufam. Quando eu era caloura, ouvi falar do Vis Moot e, pensei que fosse impossível fazer uma sustentação oral em inglês, ainda mais na Europa. No ano passado, decidi testar e aventurar na arbitragem internacional, e já digo que foi a melhor escolha. Temos não só que dominar argumentos jurídicos, mas também a leitura, escrita e fala do inglês. Eu sou extremamente grata ao Vis e recomendo a todos aqueles que estão em busca de uma experiência inesquecível.”
A ida dos alunos da Ufam para a Europa, contou com o apoio financeiro do Centro de Arbitragem de Mediação da Câmara de Comercio Brasil-Canadá (CAM-CCBC) e o escritório DD&L associados, que oferecem ajuda desde 2017.
A equipe foi capitaneada pelo professor Adriano Fernandes Ferreira, da FD/Ufam, pelo head-coach João Matheus Lima (assessor de desembargador, ex-competidor e egresso da FD/Ufam) e pelos coachs Ayrton Sena Gentil (advogado, ex-competidor e egresso da FD/Ufam), Carlos Kevin de Aguiar Santos (acadêmico da FD/Ufam e ex-competidor), Elisa Ferreira Denys (advogada e egressa da FD/Ufam), Luan Silva Seminario (acadêmico da FD/Ufam e ex-competidor) e Pedro Augusto Mendes (acadêmico da FD/Ufam e ex-competidor).
Para mais informações acesse o site: https://vismoot.pace.edu