domingo, outubro 12, 2025
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
Sem resultados
Visualizar todos os resultados

Escola de Atendimento Específico da Seduc-AM promove inclusão de deficientes visuais por meio do sistema Braille

por marceloleite
9 de abril de 2019
no Sem categoria
0
0
Compartilhamentos
14
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter


15:30 – 09/04/2019



PAS_0392

Centro de Apoio Pedagógico localizado na Escola oferece capacitações e atendimento específico para estudantes com deficiência visual da rede

PUBLICIDADE

No Dia Nacional do Braille, comemorado na segunda-feira (08/04), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) compartilha exemplos do trabalho inclusivo e difusão da técnica voltada ao atendimento de portadores de deficiência visual, permitindo o acesso ao conhecimento e promovendo oportunidades profissionais. Voltada para esse tipo de atendimento, a Escola de Atendimento Específico Mayara Redman Abdel Aziz, localizada no bairro Adrianópolis, na zona centro-sul da capital, é a principal referência, sendo ainda sede do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento à Pessoas com Deficiência Visual (CAP).
Por meio de seu centro de atendimento, a Escola proporciona para deficientes visuais orientações de acesso tanto à mobilidade e vida autônoma quanto aos recursos didáticos e pedagógicos por meio do ensino no sistema Braille. A formação para professores tanto no ensino regular e para as universidades e para as comunidades também faz parte do portfólio da unidade de ensino.

De acordo com o coordenador do centro, Paulo André Castro, são desenvolvidas atividades que auxiliam o público deficiente visual nas práticas autônomas do-a-dia, orientação em mobilidade, avaliação funcional da visão e reabilitação. A Escola possui também o Núcleo de Produção Acessível, onde são produzidos livros em Braille no formato ampliado e também nos formatos de mídia e materiais pedagógicos.

“Além de tudo isso, temos ainda um núcleo de convivência social que colocamos à disposição dos alunos e das famílias, visando uma vivência em sociedade onde eles possam também debater alguns temas específicos com eles sobre a deficiência visual. Na parte pedagógica, possuímos um núcleo o que trata da formação de professores e o atendimento em ‘Braille Soroban’, além de um Núcleo de Informática Acessível para o deficiente visual”, explicou.

PAS_0388

Inclusão nas escolas – Ainda conforme o coordenador Paulo André, há um grande esforço empreendido para ofertar a formação à professores com cursos de formação continuada, como exemplo o Curso de Atendimento Profissional Especializado para Deficiência Visual, dentre outros.

“Os alunos estão nas escolas e precisam de um atendimento específico. Hoje, assistimos cerca de 50 alunos diretamente com livros, material didático, orientações e atendimento em geral, mas o nosso alcance vai além disso indiretamente, com determinadas limitações quanto ao interior do estado, mas sem deixar de atendê-los em suas necessidades”, salientou.

Atendimento – A Escola, por meio do CAP, realiza diversas atividades de inclusão e também de capacitação no meio educacional e também oferece o atendimento específico para alunos que precisam de atendimento específico. Para ter acesso aos serviços, cursos e atendimento às pessoas com deficiência, basta ir até a instituição, localizada na avenida Humberto Calderaro, 93, Adrianópolis, Manaus. A instituição fica aberta nos turnos matutino e vespertino.

FOTOS: CLEUDILON PASSARINHO/SEDUC





marceloleite

marceloleite

Próxima notícia
Deputados apoiam vereadora de Tonantins que cobra o repasse do Fundeb

Deputados apoiam vereadora de Tonantins que cobra o repasse do Fundeb

Recommended

Deputado Cabo Maciel parabeniza Seduc pela convocação dos PSS que vão atuar na Educação Especial

Deputado Cabo Maciel parabeniza Seduc pela convocação dos PSS que vão atuar na Educação Especial

4 anos ago
SES-AM afirma que decisão da Justiça sobre contrato do Delphina Aziz só reforça medidas que já vêm sendo adotadas pela secretaria

SES-AM afirma que decisão da Justiça sobre contrato do Delphina Aziz só reforça medidas que já vêm sendo adotadas pela secretaria

4 anos ago
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia

Sem resultados
Visualizar todos os resultados
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia