O diretor da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, João Paulo Jacob, cumpriu agenda nos Estados de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Distrito Federal (DF) nesta segunda (01) e terça-feira (02), onde visitou Escolas de Governo e Centros de Estudo em busca de novas parcerias para oferecer cursos de capacitação e especialização aos servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e demais instituições públicas parceiras da Escola do Legislativo.
A iniciativa tem o apoio do presidente da Casa Legislativa, deputado Josué Neto (PSD), que pretende executar uma política de capacitação de servidores que diretamente vão colaborar para a modernização do Parlamento estadual. “Estive nos últimos dois dias em uma maratona de compromissos a serviço do presidente da Aleam, Josué Neto, de onde voltei esperançoso e com vontade de trabalhar para sermos uma Escola de referência no País”, comentou João Paulo.
Durante dois dias, o diretor da Escola do Legislativo e seu assessor, Alcemir Figiuolo, visitaram o Instituto Legislativo Paulista (ILP) da Assembleia Legislativa de São Paulo; a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo; Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV/RJ); Programa de Pós Graduação da Universidade de Brasília (UnB); Associação Brasileira de Escolas do Legislativo (Abel); Instituto Legislativo Brasileiro (ILB); e o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara Federal.
Futuras Parcerias
De acordo com João Paulo, as reuniões com representantes da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e do Rio de Janeiro foram proveitosas. “Ainda em São Paulo, recebemos com felicidade a solicitação de uma outra reunião, nos próximos dias, com a FGV/SP, que mostrou interesse em oferecer um mestrado profissional em Direito, em parceria conosco. Já a FGV/RJ se mostrou disposta a oferecer cursos de Educação Continuada nas áreas de Direito da Saúde e Previdência, Compliance na Administração Pública, Direito e Segurança Pública, Direito e Regulação, Direito da Infraestrutura e Direito da Educação, Esporte e Lazer”, enfatizou o diretor.
Segundo Alcemir Figiuolo, a Universidade de Brasília (UnB), por meio de seu Programa de Pós Graduação, demonstrou interesse em iniciar imediatamente um mestrado profissional em Administração Pública para servidores da Aleam. “Todos esses contatos serão continuados para que possamos firmar as promessas e oferecer o que há de melhor em capacitação e especialização para nossos servidores”.
Cumprindo agenda no Instituto Legislativo Brasileiro (IBL), João Paulo comentou sobre a visita à coordenadora de Educação Superior, Valéria Franklin de Almeida. “Tivemos a garantia da renovação do nosso Acordo de Cooperação Técnica, além da realização de oficinas presenciais em nossa Sede”, comentou.
Doação
Em visita ao Senado Federal, o diretor da Escola do Legislativo falou sobre a visita à Gráfica do Senado, onde foram recebidos pelo coordenador de Edições Técnicas, Aloysio de Brito Vieira. “Ele anunciou a doação de vários exemplares da Constituição Federal e mais de 300 novos títulos, entre Códigos e obras autorais para o acervo de nossa Biblioteca”, disse Jacob.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Gisele Campêlo