A Escola Estadual Nossa Senhora de Aparecida elegeu, na manhã desta sexta-feira (12), mais três representantes para o programa Parlamento Jovem (PJ) 2019, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O 23º deputado jovem titular é Carlos Victor da Silva Marialva, seguido de dois deputados suplentes, que são os alunos Félix Silva de Araújo e Tafnes Nery Rodrigues, os três mais votados de uma turma de 90 alunos do 3º ano do Ensino Médio.
Segundo a gerente do setor de Educação Cidadã, Cassandra Serejo, essa foi a penúltima eleição do PJ 2019. “As eleições encerram na tarde desta sexta-feira (12), até às 17h, quando estarão eleitos os 48 estudantes que vão participar da 12ª edição do programa, que inicia no mês de maio. Nesse ano pudemos perceber que os alunos estão muito mais engajados e interessados sobre a política e sobre cidadania. É um trabalho gratificante”, comentou Cassandra.
Para o aluno mais votado e eleito deputado jovem titular, Carlos Victor, é preciso desenvolver projetos que promovam uma educação de qualidade e criem oportunidades para os jovens. “Minha proposta é a de apresentar um Projeto de Lei que beneficie, sobretudo, os jovens que mais necessitam. Aqueles que não têm acesso à educação e a oportunidades de emprego. Quero consultar meus colegas de sala para que o projeto tenha a participação de todos. Pretendo ser uma voz que represente o coletivo”, garantiu Carlos Victor da Silva Marialva.
Acompanhando os alunos, a professora de língua portuguesa da escola, Marleide Patrício, parabenizou a Assembleia Legislativa, pela iniciativa de ter um programa que promova consciência cidadã e política aos alunos. “É um projeto que promove na prática a consciência cidadã dos jovens. Aqui eles têm acesso a informações que acompanham as mudanças sociais e que eles não recebem na escola”, comentou.
A última eleição para a 12ª edição do PJ acontece na tarde desta sexta-feira (12), na Escola do Legislativo Senador José Lindoso.
Diretoria da Escola do Legislativo
Texto: Giselle Campello