A Escola Estadual Professora Sebastiana Braga, localizada no bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus, participou das eleições do programa Parlamento Jovem (PJ) 2019 na manhã desta quinta-feira (11) e elegeu quatro representantes para a 12ª edição do programa, que começa em maio. Os dois deputados jovens titulares, José Manoel Oliveira e Quemel Pontes, e suas suplentes, Laura Gama de Lima e Lígia Teixeira, foram os quatro candidatos mais votados em uma turma de 90 alunos do 3º ano do Ensino Médio.
Antes das eleições, os alunos assistiram a uma palestra de Educação Cidadã, promovida pela Gerência de Educação Cidadã da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, e em seguida os alunos candidatos apresentaram as suas propostas e participaram da votação. “Nessa edição do PJ temos acompanhado a diferença de atitude nos alunos que participam da palestra de Educação Cidadã para depois apresentarem suas propostas ou escolherem seus candidatos. Tenho certeza de que após conversarmos clara e abertamente sobre a nossa responsabilidade dentro de uma sociedade como cidadão e eleitor, a visão sobre a política muda”, comentou Cassandra Serejo, gerente do setor de Educação Cidadã.
O deputado jovem mais votado da turma, José Manoel Oliveira, 17, falou sobre seu interesse por questões políticas e sociais. “Sempre gostei e tive interesse de participar de projetos sociais e educacionais. Quero apresentar um projeto de lei sobre educação para representar de forma justa a minha escola e somar para a educação dos jovens em geral. Eu abracei essa oportunidade e vou aproveitá-la”, garantiu José.
Para Quemel Pontes, 17, o segundo deputado titular mais votado, falar em público já foi um grande desafio, com resultado positivo. O estudante optou por uma proposta na área de emprego e renda. “Acredito ser de interesse de todos, principalmente dos jovens que saem do Ensino Médio, ainda sem qualificação e experiência. Uma ideia seria implementar nas escolas um projeto de ensino técnico para que o jovem saia com o mínimo de preparo para o mercado de trabalho. Independente desse projeto, acredito que todas as escolas deveriam orientar os alunos sobre educação financeira, e é algo que também quero explorar”, comentou.
As eleições para a 12ª edição do Parlamento Jovem 2019 seguem na tarde desta quinta-feira (11), na Escola do Legislativo Senador José Lindoso.
Diretoria da Escola do Legislativo
Texto: Giselle Campello