domingo, junho 22, 2025
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
Sem resultados
Visualizar todos os resultados

Estudantes da Faartes participam de ‘Congresso internacional de Povos Indígenas’ com jogo pedagógico sobre língua indígena

por marceloleite
2 de julho de 2019
no Sem categoria
0
Estudantes da Faartes participam de ‘Congresso internacional de Povos Indígenas’ com jogo pedagógico sobre língua indígena
0
Compartilhamentos
5
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter
Foto: Neuton GomesFoto: Neuton GomesPor Juscelino Simões/com texto base de Neuton Gomes

Equipe Ascom

Os estudantes Andreverson Marinho, Marian Barros e Thalita Mota representam a Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Faartes/Ufam) no  3º Congresso Internacional Povos Indígenas da América Latina (3º CIPIAL) que será realizado a partir desta quarta-feira, 3, e vai até o dia 5 (sexta-feira), na Universidade de Brasília, com o tema central ‘Trajetórias, narrativas e epistemologias plurais, desafio comuns’.

Os alunos tiveram artigo selecionado e estarão representando a Faartes no Congresso. A pesquisa é fruto de um trabalho iniciado na disciplina de oficinas pedagógicas, do 4° período de Artes Visuais, ministrada pela professora Cláudia Carnevskis, orientadora dos discentes.

PUBLICIDADE

Discutindo em sala de aula sobre materiais didáticos voltados a questões indígenas, produziu-se o jogo pedagógico Dòròtò que em Karajá quer dizer língua, onde através de imagens pode-se ressaltar a importância e presença de palavras indígenas na construção de nossa língua e no cotidiano de nossa sociedade.

O jogo possui três classes de cartas ilustradas que são pronomes, substantivos indígenas e verbos. O jogador terá o desafio de descobrir o significado do substantivo indígena e formar uma frase que pode ter um sentido cômico. Os substantivos também possuem cartas respostas com dicas sobre sua origem, curiosidades e outras variações da palavra.

O jogador escolhe as três cartas, depois tenta adivinhar qual é palavra representada pelas ilustrações das cartas pronomes, substantivos e verbos. Descobrindo as palavras ele monta a frase. Por último ele tem que falar qual é o significado em português da palavra indígena ilustrada no substantivo.

Durante a aplicação pode-se experienciar como o jogo trouxe à tona discussões sobre o apagamento da língua indígena, e como muitas pessoas desconhecem a origem indígena de palavras presentes no vocabulário popular, culinária regional, fauna, flora em diversas regiões do Brasil.

Os alunos estão felizes de ter o trabalho selecionado para apresentação em um congresso internacional e poder contribuir com a arte em uma questão tão importante, principalmente, em um tema como esse.

marceloleite

marceloleite

Próxima notícia
Estudantes da Faartes participam de ‘Congresso internacional de Povos Indígenas’ com jogo pedagógico sobre língua indígena

Estudantes da Faartes participam de ‘Congresso internacional de Povos Indígenas’ com jogo pedagógico sobre língua indígena

Recommended

Luto oficial e velório do prefeito Bruno Covas

Luto oficial e velório do prefeito Bruno Covas

4 anos ago
Claudio Zoli e Luiza Possi | Escala Musical

Claudio Zoli e Luiza Possi | Escala Musical

6 anos ago

Popular News

    Connect with us

    • Principal
    • Política
    • Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Judiciário
    • Economia

    Sem resultados
    Visualizar todos os resultados
    • Principal
    • Política
    • Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Judiciário
    • Economia