Ação faz parte do “Projeto Educação 4.0”
“Receber este notebook está sendo um privilégio, estou muito feliz de receber uma ferramenta que vai contribuir positivamente nos meus estudos”. É assim que Ester Lavareda, aluna do 9º ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual (EE) Diana Pinheiro, define o sentimento de ter recebido, nesta quarta-feira (04/05), um dos 76 notebooks distribuídos entre estudantes e professores, na unidade.
A ação dá continuidade ao “Projeto Educação 4.0”, implantado pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto e fruto da parceria com a empresa Positivo e o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), que visa aprimorar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Os equipamentos são entregues com os dados de cada beneficiado e contam com conteúdos embarcados para serem usados off-line (sem a necessidade de internet).
O aluno Kevin Pinheiro, também do 9º ano, explica que o aparelho celular possui algumas limitações e, por isso, um notebook fará toda diferença no seu processo de estudo. “Eu só assisto as aulas pelo celular, não uso nenhuma outra ferramenta para acompanhar as atividades remotas. Há situações de falta de internet, de descarregar o celular, então, receber este equipamento é um estímulo e a certeza que vou conseguir dar continuidade nos meus estudos com mais qualidade”, disse.
O gestor da unidade escolar, Lincoln Filho afirma que o material vai contribuir diretamente no resultado das avaliações externas. “Temos muitas metas a serem alcançadas, principalmente a de aumentar o nossos índices em provas importantes como a do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Vale ressaltar, ainda, que a entrega dessas máquinas aos alunos vai permitir que eles tenham acesso mais rápido às informações e, assim, possam desenvolver resultados positivos”, completa.
Além da EE Diana Pinheiro, os alunos e professores da Escola Cívico-Militar (ECIM) Nelson Alves também devem receber os materiais nos próximos dias.
“A ideia é exatamente a de oportunizar aos alunos dos nonos anos uma aula mais dinâmica e prazerosa, pois contarão com a tecnologia que será disponibilizada para que eles, em casa, possam acompanhar e realizar as atividades propostas pelos professores da turma, de Língua Portuguesa e Matemática”, finaliza a coordenadora dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Aida David.
Conteúdos – Os conteúdos embarcados nos laptops são baseados em verificações e trilhas de aprendizagem, com atividades lúdicas, diferentemente dos conteúdos ofertados pelo projeto “Aula em Casa”, por exemplo. Após o fim das atividades, os alunos serão avaliados para verificar se o uso de tecnologia ajudou, de fato, no desenvolvimento dos trabalhos e na melhoria da aprendizagem, podendo, inclusive, contemplar novas escolas para participar do projeto.
FOTOS: Eduardo Cavalcante/Seduc-AM