Michel Jesus/ Câmara dos Deputados
O Lab Hacker é o principal braço operacional da Secretaria de Participação, Interação e Mídias Digitais da Câmara dos Deputados
Para aumentar a transparência do Legislativo e a participação da sociedade na Câmara dos Deputados, o centro de inovação da Casa, chamado de Laboratório Hacker, está promovendo durante toda a semana o evento “Nós do Lab”. Esse é um trabalho colaborativo com deputados, ativistas, pesquisadores, jornalistas, acadêmicos e servidores públicos de diversos órgãos para construir projetos e ações de cidadania.
O Laboratório Hacker é o principal braço operacional da Secretaria de Participação, Interação e Mídias Digitais, e esse planejamento colaborativo deverá ser ampliado para os outros setores da Câmara, segundo Jorge Paulo França Júnior, diretor-executivo da secretaria:
“Serão levantadas muitas ideias com essa participação da sociedade, de deputados, de servidores… E esse modelo de planejamento é algo que existe um interesse real em que ele seja replicado em outras áreas da secretaria e da Câmara dos Deputados. Então, não só aperfeiçoar o modelo, mas que as ideias que surjam ali possam ser de fato implementadas”, disse.
Diretora do Laboratório Hacker, Patrícia Roedel destaca as principais sugestões já apresentadas:
“Nós tivemos 43 sugestões de soluções para os problemas que nós temos. E o interessante é que foram tanto soluções tecnológicas, por exemplo, relativas aos dados abertos da Câmara, como soluções de processos de trabalho interno, que é o caso de mudar a forma de entrada desses dados, e soluções políticas, por exemplo, a decisão de aumentar a transparência ativa da Casa”, observou.
Mandato aberto
Patrícia Roedel adianta uma novidade que será implantada ainda este ano na Câmara:
“Estamos iniciando um projeto que é o selo Mandato Aberto. Nós vamos começar a trabalhar hoje nos critérios que medem o quão aberto é um mandato de um parlamentar. E a partir de uma pontuação desses critérios, a gente quer dar um selo para os parlamentares que têm o mandato aberto”, observou.
O mandato aberto é aquele em que as informações sobre a agenda do parlamentar, os gastos, os boletins informativos de suas ações dentro e fora da Câmara estão disponíveis para os cidadãos, por meio de plataformas digitais. E também aquele em que o parlamentar ouve sugestões e críticas dos cidadãos sobre os projetos apresentados.
O evento “Nós do Lab”, do Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados, será concluído na segunda-feira (1), com um resumo de todas as propostas acatadas.