Há 1 hora
Por Agência Amazonas
Exército Brasileiro seguirá modelo implantado pelo Governo do Amazonas – Foto: Divulgação/Defesa CivilO Governo do Estado levou para o interior o projeto inovador dos purificadores de água potável. Nesta quinta-feira (29/04), agentes da Defesa Civil do Amazonas e do município de Manacapuru acompanharam uma equipe de militares do Exército Brasileiro até a comunidade Bela Vista do Arapapá, onde está instalado um dos dez sistemas alternativos de tratamento de água doados ao município pelo Governo do Estado.
A visita teve a finalidade de mostrar o funcionamento da estrutura, o material necessário e instalação dos purificadores passo a passo. O projeto dos purificadores de água potável engloba as estações de tratamento de água móvel, bem como o projeto Água Boa, com as estações fixas.
Um total de 48 municípios, de todas as nove calhas que compõem o Amazonas, já foram contemplados com 294 purificadores de água, desde 2019, transformando água imprópria em água potável e levando saúde às populações mais distantes do nosso Estado.
De acordo com Coronel R1 PTTC Carlos Alberto Almeida, do Exército Brasileiro, a experiência foi de fundamental importância para que eles possam reproduzir um projeto de sucesso, que será levado para grupos de militares que residem em regiões longínquas.
“Interessante o momento que nós tivemos hoje, de aprender com os especialistas da Defesa Civil do Amazonas. Eu estou muito satisfeito e honrado de estar aqui neste momento. Nós vamos levar a esse pessoal essa tecnologia esse sistema para que todos eles e suas famílias tenham acesso a água potável”, disse.
Exército Brasileiro seguirá modelo implantado pelo Governo do Amazonas – Foto: Divulgação/Defesa CivilO projeto atende cerca de 240 famílias que residem próximas à comunidade. Depois de instalado, o acesso à água potável trouxe mais dignidade a essas pessoas.
“Melhorou em tudo, porque antes a gente tinha dificuldade de sair aqui da comunidade até outra comunidade para abastecer água para o consumo. E fora que tinha os casos de diarreia, vômito principalmente quando chegava esse período de cheia”, afirma Ivone Pedrosa da Silva, agente comunitária de saúde da Comunidade Bela Vista do Arapapá.