A necessidade de mais investimentos no setor de piscicultura no Amazonas, que enfrenta problemas com a fabricação de ração para peixes e o transporte da produção pesqueira para feiras e mercados, foi denunciada nesta terça-feira (16) pelo deputado estadual Fausto Jr.
O parlamentar disse que conversou com piscicultores do município de Novo Airão, na Região Metropolitana de Manaus. “Eles (piscicultores) me falaram sobre os problemas do setor, que sofre com a falta de incentivos”, explicou Fausto.
Entre os problemas relatados pelos piscicultores está a falta de fábricas de ração para atender o setor. Quase 100% da alimentação usada em tanques de piscicultura vem de outros Estados, o que encarece o produto.
“Enquanto o quilo da ração no Amazonas custa R$ 50, em Roraima o mesmo produto sai a R$ 23”, comparou o deputado. “Precisamos investir na produção de ração para atender o setor local. É o primeiro passo para baratear o preço do pescado”, acrescentou.
Embora o peixe faça parte do hábito alimentar da população amazonense, com o passar dos anos a produção de pescado no Amazonas enfrentou várias quedas. Hoje, a maior parte dos peixes vendidos em feiras e mercados de Manaus é trazido de outros Estados como Rondônia e Roraima.
“É quase impossível acreditar que os peixes em nossas mesas é produzido ou pescado fora do Amazonas”, lamentou Fausto. “Mesmo com a imensidão de nossos rios, não conseguimos desenvolver nossa pesca e piscicultura”, acrescentou.
O deputado cobrou do governo do Estado mais apoio aos criadores de peixe e mais investimentos para o setor de piscicultura. “Temos vocação natural para a pesca e criação de peixes. O que falta é estímulo e organização para o setor”, completou Fausto Jr.
Texto: Assessoria do Deputado
Gabinete do Deputado Fausto Jr. (PV)
Hugo Bonzere (92) 99239-6271