DA REDAÇÃO
Ocupado em preservar a longa trajetória da Câmara Municipal de São Paulo, em atividade desde o século XVI, o Centro de Memória foi fundado em 2016 com o objetivo de organizar, preservar e difundir informações e materiais históricos relativos à instituição parlamentar paulistana. O documento mais antigo do acervo, a primeira ata da Casa, data de 1562.
O Centro de Memória é formado por uma vasta documentação composta por vários volumes de atas e anais, livros e documentos que se encontram na Secretaria de Documentação da Câmara, assim como fotos e materiais audiovisuais do Centro de Comunicação Institucional. Também é possível obter informações sobre o acervo de obras de arte do Palácio Anchieta, sede da Câmara.
A proposta do Centro de Memória é fornecer ferramentas para a reflexão acerca da organização do poder político local e a atuação da Câmara ao longo do tempo, a partir da organização das informações nas diversas fases de sua história.
Para acessar o material histórico da Câmara, o cidadão deve procurar o Centro de Memória na aba Institucional do Portal da Câmara, no alto da página.
Ou clicar diretamente no banner Centro de Memória CMSP, localizado na primeira página do portal. Ali é possível conhecer registros do passado político, social e cultural paulistano através de uma linha do tempo, que começa em 1446 e segue até hoje, passando pela formação da Câmara Municipal de São Paulo e a formação da cidade, desde a promulgação da Lei Orgânica.
Também podem ser pesquisados os perfis de ex-vereadores da Casa, assim como consultar informações sobre o acervo de obras de arte do Palácio Anchieta.
É ainda pesquisar informações sobre documentos históricos, prêmios institucionais, livros, Projetos de Lei, atas e anais da Câmara Municipal, bem como sobre leis e comissões. Também estão disponíveis publicações séries especiais com documentários, entrevistas e reportagens a respeito da história do Legislativo paulistano.
Para ter acesso ao Centro de Memória da Câmara Municipal de São Paulo, clique aqui.