O vereador Fransuá (PV) apresentou Projeto de Lei 343/2021, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), para obrigar a colocação de placas de conscientização sobre o uso de narguilé nas tabacarias e locais de comercialização e uso do produto, na capital amazonense. As placas deverão conter a frase “Parece inofensivo, mas fumar narguilé é como fumar 100 cigarros.”“O principal objetivo desse PL é resguardar a saúde da sociedade. Nos últimos anos, o consumo de narguilé teve uma alta, entretanto, muitos não sabem do perigo que ali está”, justifica o vereador.
O parlamentar lembra que o Ministério da Saúde (MS) aponta que o uso de narguilé está associado ao desenvolvimento de câncer de pulmão, doenças respiratórias, doença periodontal (da gengiva), além de expor seus usuários a concentrações de nicotina que causam dependência. Em longo prazo, seu consumo pode causar câncer de pulmão, boca e bexiga, aterosclerose e doença coronariana.
Fransuá destaca ainda que o uso de narguilé traz malefícios para os cofres públicos, tendo em vista o custo de cada paciente para Sistema Único de Saúde (SUS). “É necessário lembrar ainda, que o SUS gasta R$40 bilhões com doenças associadas ao fumo, sem contar com os custos indiretos, como a perda de produtividade de trabalho por morte ou incapacidade”, ressalta.
Texto: Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM