O presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Fransuá (PV), protocolou, nesta segunda-feira (22/03), o projeto de lei de número 085/2021, que visa instituir uma Política Municipal de Prevenção ao Abandono e Evasão Escolar no Município de Manaus. PropõeO abandono e a evasão escolar são uma realidade dura entre os jovens brasileiros, que aumentou o seu número depois da propagação decorrente a pandemia de covid-19. Os motivos que desencadeiam são os mais variados e entre as principais razões apontadas pelos alunos estão a inserção no mercado de trabalho, a falta de interesse em estudar, a dificuldade de acesso à escola e até mesmo gravidez na adolescência.
Através de uma pesquisa feita em parceria com a Fundação Roberto Marinho e o Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) foi possível verificar que o custo de não priorizar a educação em uma sociedade não se limita ao aspecto financeiro, mas também interfere na estimativa de vida da população. Segundo dados levantados, um adolescente que abandona os estudos, além de ter uma renda menor no futuro, vive em média, quatro anos a menos.
Ainda, de acordo com essa pesquisa, o país perde em média R$ 214 bilhões por ano com evasão escolar de jovens que não concluem o ensino médio. “Esses dados mostram um prejuízo enorme para a sociedade como um todo, por isso precisamos priorizar a educação com máxima urgência, pois esse custo será muito maior com a crise que vivemos atualmente”, disse o vereador.
Texto: Assessoria de comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM