A Fundação Hospitalar Alfredo da Matta, instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), completou, nesta segunda-feira (28), 68 anos de existência. Criada em 28 de agosto de 1955, a instituição evoluiu de uma casa de passagem, de onde as pessoas diagnosticadas com hanseníase eram enviadas para o isolamento compulsório, até a instituição referência nacional e internacional em dermatologia, principalmente em hanseníase. Para comemorar a data, uma programação reuniu servidores da ativa e inativos, além dos gestores e autoridades de Saúde.
Entre os motivos de comemorações, o aumento de apoio para os projetos de ensino e pesquisa, a intensificação do atendimento à população, especialmente no interior do estado, projetos de inovação tecnológica e o avanço no processo de construção da nova sede.
Confraternização
O dia de comemorações iniciou com um momento especial e de agradecimento da direção da Fuham a todos que já contribuíram e ainda contribuem diariamente para que a instituição continue levando saúde com responsabilidade e credibilidade à população do Amazonas.
“É uma satisfação sair todos os dias da minha casa e chegar aqui e ver que as pessoas estão envolvidas com o trabalho desta Fundação; cada profissional, cada servidor na sua função é fundamental e nosso estado é privilegiado de ter uma instituição como a Fundação Alfredo da Matta. Nós estamos no ensino e pesquisa, mas o que a gente faz lá é para melhorar o atendimento do paciente e a gente quer investigar, quer capacitar pessoas para que elas possam dar o seu melhor”, finaliza a diretora de ensino e pesquisa da Fuham, Maria das Graças Barbosa.
Para a diretora administrativo-financeira da Fuham, Mônica Sales, um dos diferenciais do Alfredo da Matta é o grande envolvimento que profissionais das diferentes áreas possuem, convergindo em prol da instituição. “Não só a parte clínica, mas todos nós somos Alfredo da Matta, somos profissionais que fazem a diferença; onde outros veem dificuldade e impossibilidade, nós vemos oportunidade de nos superarmos”, destacou Mônica Sales.
O diretor técnico da Fuham, Renato Cândido, lembrou o legado que o patrono da Fuham transmite a todos que fazem parte da instituição e a importância de manter viva sua memória. “O Alfredo da Matta foi um desses médicos brasileiros que se dedicaram a saúde pública e que foram desbravadores desse nosso Brasil; é com muita alegria que comemoramos o aniversário desta casa que homenageia esse médico brasileiro que nos engrandece e abrilhanta a história da nossa instituição”, afirmou Renato.
Menção aos veteranos
Os que fizeram e ainda fazem parte da história da Fuham também foram lembrados e homenageados pelo diretor presidente da Fuham, Carlos Chirano. “Gostaria de fazer o reconhecimento a alguns servidores, muitos não estão mais entre nós, mas que deixaram uma semente e cumpriram seu papel profissional, como José Agripino, Derval Nepomuceno, Marcos Brandão, Luiz de Paula, Maria da Conceição, Cleonice Oliveira, Maria Luiza, Maria Anete Morais, Moisés Pinho, Ary Damasceno, Paulo Tadeu”.
Segundo o diretor presidente, estes primeiros técnicos em dermatologia fizeram história e foram fundamentais para a história do combate à hanseníase no Amazonas, um árduo trabalho realizado com muita dedicação.
“Vocês acham muito, viajar duas semanas, quinze dias? Os técnicos antigos viajavam 30, 60 dias, porque só tinham barcos que eles iam de carona, pegavam carona em barcos seringueiros, da marinha; nessa época, como não havia médicos disponíveis, o professor Sinésio, junto com o Dr. Euler Ribeiro, na Secretaria de Saúde criaram o curso técnico de dermatologia, que era uma solução para poder treinar pessoas para fazer diagnóstico de hanseníase e tratar a população nos municípios”, explica Chirano.
“Parabéns” e bolo
Após as homenagens, o tradicional “parabéns” foi cantado, seguido de uma apresentação musical especial, um presente do cantor Nicolas Júnior que deu o tom alegre à festa. Outra programação especial dedicada aos servidores foram os serviços de embelezamento ofertados pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), importante parceira da Fuham. Corte de cabelo, design de sobrancelhas e massagem foram algumas das atividades oferecidas, um verdadeiro presente para os servidores.
Sessão da Aleam
No início da tarde, a Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) realizou sessão especial em homenagem à Fuham. Proposta pelo deputado Dr. Gomes (Podemos), a solenidade teve a participação de várias autoridades, entre elas o secretário de Saúde do estado, médico Anoar Samad.
Na tribuna, o secretário Anoar deu uma boa notícia para a população, além dos servidores e gestores da Fuham que estavam presentes na sessão. Informou que o processo de definição de uma nova sede da fundação está adiantado. “O governador Wilson Lima já me autorizou. Já temos um terreno. Vou levá-lo lá e, se ele gostar, esse terreno vai ser pra nova sede”, afirmou o titular da SES-AM.
O propositor da homenagem, Dr. Gomes, também levou uma notícia positiva para a Fuham. Anunciou que destinou emenda parlamentar, no valor de R$ 100 mil, que devem ser liberados nos próximos dias, a serem destinados à aquisição de equipamentos para o centro cirúrgico, que está em obra de reforma.
Em fevereiro deste ano, o parlamentar visitou a Fuham junto de outros deputados da Comissão de Saúde da Aleam. Na ocasião, ele prometeu apoiar a instituição como parlamentar.
“E tudo isso se deve ao trabalho de uma grande equipe profissional que sempre levou a sério a missão da instituição de prestar assistência à população”, declarou Dr. Gomes, destacando o empenho da instituição em executar as políticas públicas relativas à Hanseníase. O parlamentar entregou uma placa comemorativa à FHUAM, representada pelo seu diretor-presidente, Dr. Carlos Alberto Chirano.
“A história não termina aqui. Ainda há muitos desafios pela frente”, falou o deputado ao parabenizar todos os profissionais que atuam na unidade hospitalar.
Homenageados
A seção homenageou servidores, da ativa e aposentados, que pertencem à história da fundação. Entre eles, o médico Sinésio Talhari, pesquisador e pioneiro no tratamento da hanseníase no Amazonas, tendo sido o criador do curso técnico de hanseníase, quando não havia profissionais formados para diagnosticar essa doença. Sinésio ainda atua na Fuham, atualmente, como chefe do Departamento de Ensino e Pesquisa.
Também agraciados com certificados de agradecimento: Adele Benzaken, ex-presidente da Fuham, atual diretora presidente da Fiocruz Amazônia; André Luiz Leturiondo, farmacêutico bioquímico da Fuham; Antônio Schettini, médico dermatologista da Fuham; Ayllon de Oliveira, atual diretor presidente da Fundação Hospital Adriano Jorge; Emília Pereira, enfermeira aposentada da Fuham, Hélder Cavalcante, dermatologista e ex-presidente da Fuham, José Carlos Sardinho, médico aposentado da Fuham; Kleydson Andrade, representante da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Lídia Maria Vale de Matos, assistente social da Fuham, Lúcio Pimentel, farmacêutico da Fuham, Márcia Perales, atual diretora presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), Marcus Guerra, atual diretor presidente da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Graça Cunha, dermatologista aposentada da Fuham, Marlice Nunes, auxiliar de enfermagem da Fuham, Pedro Borges, Secretário do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Moham), Socorro Gross, representante da OPA, Tatyana Amorin, diretora presidente da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e Valderiza Pedrosa, chefa do Departamento de Controle de Doenças e Epidemiologia da Fuham e a servidora Sirley Oliveira, chefa de gabinete da Fuham.
Apoio à ciência
Na última sexta-feira (25/08), a FUham assinou termo de cooperação com a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeam), para intensificar ensino, pesquisa e inovação tecnológica por meio da concessão de bolsas assim como o repasse do auxílio-pesquisa, para a execução do Programa Programa de Apoio à Formação em Ciências Dermatológicas – PRODERM/RH.
Assinaram o termo, o diretor presidente da Fuham, Carlos Chirano, e a diretora presidente da Fapeam, Márcia Perales. O termo prevê a concessão de seis bolsas a serem destinadas à vinda de professores visitantes nacionais, e mais quatro bolsas de apoio à pesquisa.
“Esse termo é uma relevância muito grande para impulsionar a pesquisa na Fundação Alfredo da Matta. Com certeza isso vai resultar em grandes projetos, na publicação de grandes artigos científicos e auxiliar na elaboração da Saúde Pública do estado. Esses projetos são pesquisas que redundam, que estão vinculadas à assistência de rotina” afirmou Chirano ressaltando que toda pesquisa realizada na Fuham tem resultado direto na assistência à população e na melhoria do atendimento dos pacientes.
A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, destacou a parceria já existente entre as duas instituições e, para comemorar os 68 anos da Fuham e os 20 anos da Fapeam, ambas assinam um acordo de cooperação técnica que vai contribuir para o desenvolvimento de novos estudos.
“O que se busca por meio da ciência, tecnologia e inovação é melhorar a vida das pessoas e, esse termo de cooperação que assinamos vai contribuir para isso, a partir do apoio à pesquisa. Este é um momento especial em que fortalecemos a parceria entre Fapeam e Fuham, que é um patrimônio do Amazonas e do Brasil, pelo trabalho que desenvolve e pelo respeito que conquistou com o serviço que presta à sociedade”, declarou a diretora presidente da Fapeam.