A garantia da manutenção das vantagens comparativas do modelo regional de incentivos fiscais ameniza a preocupação em relação ao futuro da Zona Franca de Manaus (ZFM), destacou nesta quinta-feira (25) a deputada Therezinha Ruiz (PSDB), tomando por base o compromisso assumido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, em reunião realizada na última quarta-feira (24) com a bancada amazonense no Congresso Nacional.
Para Therezinha Ruiz, a garantia dada por Paulo Guedes desfaz a polêmica gerada pela recente entrevista do ministro, em que defendeu uma reforma tributária para o País que simplificaria a alíquota do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), o que segundo a deputada, seria um duro golpe à ZFM, acabando com as vantagens comparativas do modelo econômico.
“Desta vez, as palavras do ministro trazem alívio para os amazonenses e para a economia do Estado”, ressaltou a deputada, lembrando que a isenção de impostos é prerrogativa constitucional da Zona Franca, que precisa ser respeitada porque garante a competitividade do modelo com a instalação de empresas no Polo Industrial, gerando oportunidades de emprego e o fortalecimento da arrecadação estadual.
Na avaliação de Therezinha Ruiz o Governo Federal precisa conhecer melhor as peculiaridades geográficas da região amazônica e de sua população. Nesse contexto, segundo a deputada, a Zona Franca precisa ser fortalecida como prioridade, porque tem um papel fundamental no desenvolvimento social, econômico e na preservação da floresta.
Therezinha Ruiz destaca ainda que as ameaças à Zona Franca devem servir de alerta para a necessidade de revitalização do modelo, incorporando avanços com a inclusão de recursos da biodiversidade e do turismo ecológico à matriz industrial. “É preciso buscar novas alternativas econômicas para o Estado, baseadas na utilização racional dos produtos da região, a fim de interiorizar o desenvolvimento”, sugere a deputada.
Texto e Foto: Assessoria da Deputada
Gabinete da Deputada Therezinha Ruiz (PSDB)
Gabinete (92) 3183-4541