Na manhã desta quarta-feira (16), o governador do Amazonas, Wilsom Lima (União) anunciou, em coletiva de imprensa, mudanças no comando de várias secretarias do primeiro escalão da administração estadual e em outros órgãos do governo do estado.
Petrúcio Magalhães Júnior deixou a Secretaria de Produção Rural (Sepror) e o novo secretário anunciado é Daniel Borges, engenheiro de pesca.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) também passa a ser comandada pelo ex-deputado estadual, o economista Serafim Corrêa. A pasta estava sendo comandada interinamente por Marco Antônio Villela, que assumiu a Sedecti após a exoneração de Pauderney Avelino, que aconteceu em maio deste ano.
No Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam) Daniel Borges deixou o cargo de diretor-presidente e quem assume é Vanderlei Albino, formado em administração, e que presidia a Fundacao Estadual do Índio (FEI).
Erick Hudson deixa o comando da Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam), que passa a ter como novo diretor-presidente Bruno Pena Serra, formado em administração.
Também houve mudança no comando da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur). Ian Ribeiro, que era vice-presidente da Amazonasur, assume no lugar de Gustavo Sampaio.
E ainda foi nomeado para a Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás, uma das três novas secretarias criadas pelo governo de Wilson Lima, em abril, o economista Ronney César Peixoto.