sábado, maio 17, 2025
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
Sem resultados
Visualizar todos os resultados

Governo do Amazonas amplia serviço de diagnóstico e prevenção de HIV/AIDS

por marceloleite
29 de abril de 2019
no Sem categoria
0
0
Compartilhamentos
9
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter

14:45 – 29/04/2019



Listen button - color: default - type: listen


FOTO: Claudio Heitor / Secom
FOTO: Claudio Heitor / Secom

Implantação de Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Policlínica Gilberto Mestrinho marcou abertura da Semana Estadual de Conscientização do Diagnóstico Precoce de HIV, nesta segunda-feira (29/4)

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) entregou nesta segunda-feira (29/4) o terceiro Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da rede estadual, localizado na Policlínica Governador Gilberto Mestrinho, no Centro de Manaus. O novo centro ampliará o acesso da população ao diagnóstico e à prevenção de DST/Aids.

A secretária executiva adjunta de Atenção Especializada da Capital (Sea Capital) da Susam, Dayana Mejia, destacou que o centro garante o fortalecimento da atenção básica na promoção e proteção da saúde da rede e anunciou a abertura de novos centros.

“Hoje damos um grande passo na expansão dos nossos serviços, colocando em funcionamento o terceiro CTA, ampliando a coleta para exames de HIV, sífilis e hepatite. Até o fim do ano, outros sete centros serão implantados em policlínicas e Caimis, para dar à população acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento”.

Os outros dois CTAs da rede estadual funcionam na Fundação de Medicina Tropical – Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e na Fundação Alfredo da Matta (FUAM). Por mês, a Coordenação Estadual de IST/Aids chega a enviar somente para o CTA da FMT até 1.200 testes de HIV.

A infectologista e coordenadora estadual de IST/Aids, Dessana Chehuan, ressalta que os testes de IST/Aids e hepatites virais também são realizados na rotina normal na rede municipal de saúde. No entanto, o Governo está implantado CTAs como forma de ampliar a oferta do serviço.

“É uma forma do Governo do Amazonas garantir que mais pessoas tenham acesso ao diagnóstico precoce, o que melhora o tratamento e, consequentemente, a qualidade de vida da pessoa diagnosticada com HIV”, afirma a infectologista.

A localização da policlínica Gilberto Mestrinho foi essencial na escolha do local. “A policlínica é localizada em uma área central de Manaus, com grande fluxo de pessoas durante todo o dia. Então, por essa e outras razões, acreditamos que o serviço será muito bem utilizado”, avalia Dessana. A Policlínica Gilberto Mestrinho vai oferecer teste para HIV, sífilis e hepatites virais.

Campanha – A implantação do CTA marcou a abertura da Semana Estadual de Conscientização do Diagnóstico Precoce de HIV e o lançamento da campanha “Teste. Trate. Viva. Faça o teste de HIV”, promovida pela Coordenação Estadual de IST/Aids e hepatites virais, vinculada à FMT. Durante todo o dia, serão disponibilizados testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites virais.

Como parte das atividades da campanha, a coordenação de IST/Aids irá distribuir na capital e no interior 50 mil folders e 10 mil cartazes com informações sobre diagnóstico e prevenção. Na capital, serão distribuídos 16.128 preservativos masculinos e 8 mil unidades de gel lubrificante.

“O objetivo da campanha é incentivar as pessoas a procurarem os serviços de saúde em seus municípios e realizarem o teste. Quanto mais precocemente a pessoa conhece seu estado sorológico, mais rápido ela pode iniciar o tratamento. A expectativa de vida de uma pessoa com o diagnóstico positivo para HIV, por exemplo, que faz o tratamento corretamente, é igual à de uma pessoa que não tem o diagnóstico”, alerta Dessana.

Dentro da rede estadual de saúde, a Coordenação de IST/Aids tem o papel de vigilância, monitorando os dados sobre a doença, estimulando a população por meio de campanhas, distribuindo insumos aos municípios e capacitando profissionais que atuam nos serviços municipais.

Confira a programação nos municípios:

Manacapuru

Dias 5, 17 e 27/4

Praça 16 de Julho: vacina, teste rápido, zumba, dinâmica, corte de cabelo, palestras e atendimento médico

UBSFs: atendimento médico e odontológico, coleta de preventivo, teste rápido e vacina.

Praça da Matriz: teste rápido e vacina

Humaitá

De 22 a 26/4

Centros de reabilitação de ex-dependentes químicos 12 Apóstolos e Betel; 4º BPM/AM; e 54º Batalhão de Infantaria da Selva: mobilização da população, palestras educativas e oferta de testes rápido de HIV, sífilis, HbsAg e Hcv.

Rodoviária de Humaitá: ação para população em geral.

Benjamin Constant

De 22 a 27/4

Ações na Secretaria Municipal de Educação e Defesa Civil; CRAS e CREAS; Conselho Tutelar; Secretaria de Produção e Obra; Prefeitura; e Feira Municipal (DNIT).

Iranduba

De 15 a 18/4

Ações nas associações de Moto Táxi, Taxistas e Lancheiros; Grupo LGBT; Presídio feminino; Corpo de Bombeiros; e Aldeia Sahu-Apê (Distrito do Ariaú).

Eirunepé

Dias 15, 17, 22, 24, 26 e 27/4

UBS Batista Marques – Auditório: palestra para os profissionais de Saúde

Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Centro Tecnológico do Amazonas (Cetam), Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Presídio, Escola Estadual São Francisco e CRAS: palestra e testagem para HIV.

Bairro estratégico: ação social ou grupos de visitas

Santo Antonio do Içá

De 22 a 26/4

Rádios comunitárias: entrevistas enfatizando a importância do Diagnóstico Precoce do HIV, e informando os locais das ações.

UBSs: distribuição de preservativos e folders, e realização de teste rápido para HIV.

Realização de teste rápido para HIV em populações prioritárias

Palestras para a população em locais públicos

Maués

De 22 a 27/4

Escolas: palestras e distribuição de preservativos e materiais informativos

Presídio, centros sociais e secretarias: realização de testes rápidos, distribuição de preservativos e folders informativos.

UBSs: atividades educativas, realização de testes rápidos e distribuição de preservativos e folders.

UBS Fluvial na zona rural: realização de testes rápido, e distribuição de preservativos e folders.

Praça da Matriz: realização de testes rápidos, distribuição de preservativos e folders.

Presidente Figueiredo

De 22 a 26/4

UBSs diversas: realização de testagens rápidas de HIV, sífilis, hepatites “B” e “C”, palestra sobre a doença, panfletagem e distribuição de preservativos masculinos e femininos.

Uarini

Dias 2, 3, 12, 15, 22 e 30/4

Testes rápidos, palestras e entrega de folders e preservativos na Praça Jocunda Carvalho e postos de saúde (17h); em escolas e órgãos públicos (22h); presídio (17h); comunidades indígenas e comunidades adjacentes (12h).

Tefé

De 6 a 10 de maio

Radio Mel FM e Rádio Rural de Tefé: divulgação da campanha nos veículos de comunicação

Escolas municipais, repartições públicas e UBS: ações educativas com palestras ou amostras sobre IST/HIV/AIDS, PEP, Prevenção Combinada, distribuição de preservativos e material informativo, e testagem Rápida para HIV.

UEA: mesa-redonda e explanação sobre IST/HIV/AIDS, PEP, Prevenção Combinada, distribuição de preservativos e material informativo no II Encontro Internacional de Educação Multicultural, Estudos Linguísticos e Pesquisa Interdisciplinar.

Unidade Prisional de Tefé: oferta de testagem rápida para HIV, e distribuição de preservativos e material informativo.

Reportar Erro

Notícias Relacionadas

PUBLICIDADE
marceloleite

marceloleite

Próxima notícia
Receita já recebeu quase 24 milhões de declarações do Imposto de Renda

Receita já recebeu quase 24 milhões de declarações do Imposto de Renda

Recommended

Câmara aprova suspensão de decreto sobre sigilo de documentos – 22/02/19

Câmara aprova suspensão de decreto sobre sigilo de documentos – 22/02/19

6 anos ago
Guaracy Silveira anuncia PEC para tornar claro que o preâmbulo faz parte da Constituição

Guaracy Silveira anuncia PEC para tornar claro que o preâmbulo faz parte da Constituição

6 anos ago

Popular News

    Connect with us

    • Principal
    • Política
    • Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Judiciário
    • Economia

    Sem resultados
    Visualizar todos os resultados
    • Principal
    • Política
    • Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Judiciário
    • Economia