sexta-feira, junho 20, 2025
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Inicial Amazonas

Governo do Amazonas inicia testagem de passageiros no aeroporto para vigilância de novas variantes

por marceloleite
31 de maio de 2021
no Amazonas
0
Governo do Amazonas inicia testagem de passageiros no aeroporto para vigilância de novas variantes
0
Compartilhamentos
7
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter


Há 1 hora
Por Agência Amazonas

Exame do tipo RT-PCR é voluntário para 10% dos passageiros. Foto: Herick Pereira/SecomAmpliando o monitoramento da Covid-19 por meio da vigilância genômica de novas variantes, o Governo do Estado iniciou, na manhã desta segunda-feira (31/05), a oferta de testagem aos passageiros que desembarcam no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus. Equipes da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa- Manaus) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) montaram um posto para realização de exames no local.

Os testes são do tipo RT-PCR e o material é coletado no saguão do aeroporto, após monitores orientarem e sugerirem o exame nos portões de desembarque. O RT-PCR é voluntário para 10% dos passageiros de cada voo que chega diariamente ao aeroporto. Os profissionais ficarão no local, atuando em turnos de 12 horas para vigilância por 24 horas.

PUBLICIDADE

A diretora-técnica da FVS, Tatyana Amorim, explicou que os resultados de testes de RT-PCR devem ser emitidos em até 48 horas após a realização. As coletas serão analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-FVS).

Exame do tipo RT-PCR é voluntário para 10% dos passageiros. Foto: Herick Pereira/Secom“A ideia é identificar um caso suspeito para que a gente possa orientar, isolar e interromper a cadeia de transmissão. Esses 10% de passageiros que testaremos é justamente para identificarmos se através do exame RT-PCR for um caso detectável para Covid-19, mandarmos essa nota para o processamento na Fiocruz identificar se tem ou não a entrada de nova variante”, afirmou Tayana Amorim.

O secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, acrescentou que cerca de 7 mil testes RT-PCR foram realizados em unidades portas de entrada no mês de maio. Os resultados positivos alcançaram 12% das análises, reforçando a importância da vigilância.

“As medidas não farmacológicas são muito importantes como a utilização de máscaras, manter o distanciamento social, evitar as aglomerações, além da higienização das mãos, mas principalmente aos primeiros sintomas de gripe ou síndrome respiratória procurar uma Unidade Básica de Saúde. As unidades estão preparadas, treinadas para receber a população, realizar os testes e se for necessário orientar quanto ao isolamento e também aos primeiros medicamentos de tratamento quanto à Covid-19”, destacou Campêlo.

Exame do tipo RT-PCR é voluntário para 10% dos passageiros. Foto: Herick Pereira/SecomViajantes

O coordenador regional da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Jerfeson Caldas, destacou que o órgão também compõe a estratégia por meio da identificação de viajantes oriundos de áreas endêmicas, sobretudo África do Sul, Inglaterra e Índia. A orientação é dada para a tripulação informar os passageiros sobre a existência do serviço.

“A Anvisa já atua na vigilância sanitária e no monitoramento de portos, aeroportos e fronteiras, então o Estado entra em parceria para realizar esse trabalho que para nós é importante, uma vez que nós temos um sistema nacional onde nós identificamos a situação de saúde dos viajantes”, explicou o coordenador.

Importância

Fernando de Souza, 48, passou pelos aeroportos de Maceió e Recife antes do desembarque em Manaus. Após ser orientado pelas equipes, ele aceitou fazer o exame de RT-PCR no aeroporto para garantir a segurança.

“Eu acho muito importante pela questão de evitar espalhar o vírus. Nós, querendo ou não, mesmo com todos os procedimentos, estávamos dentro do avião, passou por dentro do aeroporto, teve contato com vários outros passageiros, então é interessante antes de chegar em casa passar por esse procedimento. Passa uma segurança, tanto pra gente como para os nossos familiares”, disse o passageiro.

Mesmo vacinado, o enfermeiro Hilton Adriano, 26, reconheceu o valor do trabalho das equipes após viagem ao Ceará. “A gente veio de alguns estados e não vimos nenhum tipo de movimento desses. A gente não viu nada igual em outros estados, então isso me conforta, porque eu sou daqui, trabalho aqui, tenho minha vida aqui e isso me deixa muito feliz, porque estou vendo que o meu estado está fazendo algo para proteger a própria população, pra gente poder ter o controle dessa doença silenciosa”.

Assuntos: Governo do Estado do Amazonas
marceloleite

marceloleite

Próxima notícia
Comissão da Covid-19 discute com secretário de Fazenda impactos fiscais da pandemia

Comissão da Covid-19 discute com secretário de Fazenda impactos fiscais da pandemia

Recommended

Rio 2016: Defesa realiza exercício para eventuais casos de contaminação química

Rio 2016: Defesa realiza exercício para eventuais casos de contaminação química

9 anos ago

PM e Detran iniciam operação conjunta no estado do Rio

4 anos ago

Popular News

    Connect with us

    • Principal
    • Política
    • Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Judiciário
    • Economia

    Sem resultados
    Visualizar todos os resultados
    • Principal
    • Política
    • Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Judiciário
    • Economia