sexta-feira, junho 27, 2025
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
Sem resultados
Visualizar todos os resultados

Idam contribui em dissertação sobre inseminação artificial em bubalinos

por marceloleite
19 de março de 2019
no Sem categoria
0
0
Compartilhamentos
9
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter

A Gerência de Apoio a Produção Animal (Gepan), do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), tem contribuído com uma pesquisa de campo visando o desenvolvimento da inovação tecnológica na Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) na reprodução de bubalinos. Com apoio técnico e equipamentos específicos da área veterinária, profissionais do Idam têm auxiliado o mestrando da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCAN), Jaderson Holanda de Almeida Weiller.

O médico veterinário, orientado pelo doutor em zootecnia (produção animal) Gustavo Yomar Hatori, afirma que a pesquisa tem como tema o ‘Uso de ésteres de estradiol na indução da ovulação de búfalas criadas em áreas de várzea’. Jaderson explica que objetivo é substituir o uso do benzoato de estradiol pelo cipionato de estradiol.  Ambos são medicamentos hormonais sintéticos na indução da ovulação.

“A expectativa é que com essa substituição se reduzirá em um dia o manejo com a matriz e o custo da realização da IATF. Vamos testar os protocolos usando o benzoato e o cipionato e esperamos com isso obter taxas de prenhez semelhantes nos dois grupos, quando o ideal é uma taxa de prenhez de 50% a 60%”, detalha.

O médico veterinário do Idam Emílio Afonso, que auxilia na pesquisa, explica que IATF é a ferramenta de melhoramento genético, utilizada como biotecnologia para agregar mais produção e melhores características morfológicas aos plantéis de bubalinos e bovinos. “Em alguns métodos a inseminação em matrizes de bubalinos se dá com o isolamento da fêmea de seus bezerros e da área de várzea, seu habitat natural. Outro detalhe importante é que reconhecer o cio da matriz é muito difícil e isso, em alguns casos, compromete o sucesso da inseminação”, disse.

A pesquisa de campo está acontecendo na Fazenda Imperial, AM-010, ramal do Piquiá, km6, em Itacoatiara, com 80 matrizes inseminadas. O estudo tem o envolvimento, também, dos pecuaristas de corte e leite de Itacoatiara Manoel Antônio Lira Pena, João de Oliveira Martins e Alcides Weiller.

Nesta etapa do estudo, 40 fêmeas já foram inseminadas em área de várzea, com bezerro ao pé, permanecendo, então, em seu habitat. Todas as matrizes receberam o sêmen de um búfalo de uma fazenda paulista. “Esse búfalo tem características que nos interessam, tem um bom pedigree, tem as exigências requeridas pelo Ministério da Agricultura, e em sua ficha de cadastro demonstra que ele tem qualidades para que sua cria ofereça um leite de boa qualidade e quantidade”, informa.

No próximo dia 8 de março, outras 40 matrizes vão receber a inseminação. Emílio Afonso reforçou que a expectativa é que até 60% das fêmeas bubalinas tenha êxito para uma gestação, o que corresponde a 48 matrizes prenhas. “Temos a esperança, ainda, que a maioria das crias sejam fêmeas”, acrescenta.

Vale destacar que as proteínas de origem animal derivadas do leite de bubalinos são muito apreciadas no Amazonas e fora dele, através de queijos, entre outros itens.

Produtores – O médico veterinário do Idam explica, ainda, que com bons resultados nessa pesquisa de campo, a expectativa é que outros produtores de bubalinos optem pela Inseminação Artificial em Tempo Fixo para aumentar seu rebanho.

“Atualmente, o Estado sofre com problemas no cruzamento de bubalinos devido à alta consanguinidade. Nossa meta é conseguirmos sêmens de várias fazendas do país que integram centros de inseminação”, disse Emílio Afonso.

A atual pesquisa está sendo financiada pelo próprio mestrando. O Idam auxilia na parte técnica, na expertise, equipamentos veterinários e promovendo o diálogo com parceiros que também investem no estudo.

PUBLICIDADE
marceloleite

marceloleite

Próxima notícia

Aleam participa de lançamento da Campanha Abril Verde

Recommended

PEC que limita alterações na alíquota do IPI passa por 2ª sessão de discussão

6 anos ago
Fernandinho – Deus Não Está Morto (God’s Not Dead) | Clipe Oficial

Fernandinho – Deus Não Está Morto (God’s Not Dead) | Clipe Oficial

7 anos ago
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia

Sem resultados
Visualizar todos os resultados
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia