Produtores rurais do Careiro Castanho (a 88 quilômetros de Manaus) receberam R$ 95 mil em crédito rural, na quarta-feira (10/04). Entregue pelo Governo do Estado, o recurso é fruto de projetos de crédito elaborados pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Estado do Amazonas (Idam), que foram aprovados pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).
Além do recurso financeiro, também, foram entregues a trabalhadores rurais do município 250 Cartões do Produtor Primário (CPP). Assim como os projetos de crédito, os documentos também foram viabilizados pelo Idam, por meio da Unidade Local Idam/Careiro da Castanho.
Durante o evento de entrega, o governador Wilson Lima destacou a importância do fomento ao setor, seja por meio da disponibilização de crédito rural e incentivo à regularização. “O nosso governo tem a preocupação de dar as condições necessárias, principalmente, para o pescador, para o produtor, para aquela massa trabalhadora que está à espera de uma oportunidade. Com isso, há uma série de ações que nós estamos implementando aqui no município para poder viabilizar essa região economicamente”, disse.
O diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino, também pontuou o impacto da concessão de crédito rural e da documentação em dia na vida do pequeno produtor. Ele destacou ainda que o instituto tem atuado para impulsionar a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) em todo o Amazonas e a ação do Careiro Castanho é a prova do trabalho desenvolvido, que é uma determinação do governador Wilson Lima.
“Essas são medidas para fortalecer o trabalho do agricultor familiar, pescador artesanal e demais trabalhadores do setor primário. Por isso, o Idam tem atuado para viabilizar meios para fomentar a atividade desempenhada por eles, que vão de linhas de crédito, disponibilizadas pela Afeam, à emissão de documentos como o CPP”, ressaltou Alvino.
Beneficiados
Entre os produtores rurais beneficiados com a entrega de crédito rural e CPP’s no Careiro Castanho estão os agricultores familiares Francisco Dourado e Maurício Cruz.
“Com o CPP, vou poder usufruir de benefícios como o desconto na compra de equipamentos, insumos e utilizados na minha produção de hortaliças”, comemorou Francisco Dourado, ao acrescentar que a emissão do CPP pelo Idam não é burocrática. “Apresentei os documentos necessários e obtive o meu cartão de forma rápida”, completou.
Já Maurício Cruz estava animado com o recebimento do crédito rural. “Esse recurso vai ser utilizado na minha produção de graviola, pitaia e goiaba. As expectativas são grandes e agradeço ao Idam e a Afeam pelo atendimento prestado”, concluiu o agricultor.