A qualidade dos serviços oferecidos é uma preocupação constante do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Durante três dias, desta terça (2/4) até a quinta-feira (4/4), por volta de 110 profissionais estarão participando de uma formação pedagógica para instrutores dos cursos de qualificação profissional.
O grupo vai ministrar aulas nos 74 cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Cetam. Elas começarão no próximo dia 8/4, em nove unidades da capital. As inscrições para as 5.783 vagas ocorreram no último dia 21/3.
A formação pedagógica está acontecendo no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, no bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus. As palestras e oficinas são ministradas por coordenadores do Cetam e também pelo mestre Ricardo Sampaio, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM).
Até quinta-feira, das 8h ao meio-dia, o grupo terá palestras sobre gestão de relacionamentos e conflitos e empreendedorismo. Os instrutores também aprenderão a traçar planos de ensino e farão oficina de elaboração do instrumento avaliativo.
De acordo com a professora Solange Mesquita, coordenadora pedagógica do Centro de Convivência da Família Maria de Miranda Leão, o objetivo do evento é preparar instrutores para repassarem seus conhecimentos aos alunos e alinhar as informações para que estes obtenham um melhor aprendizado.
A tecnóloga em estética Daniela da Silva é uma das participantes. Ela dará aulas no curso “Design de sobrancelhas”. “Não perco essas formações pedagógicas porque é uma forma de aprendermos sempre mais. Além do conteúdo que precisamos dominar para repassar aos alunos, é excelente podermos trocar experiências sobre relações interpessoais”, ressalta.
Formação – A professora Joyce Vieira, coordenadora pedagógica do FIC, é uma das palestrantes. Segundo ela, essas reuniões são importantes porque ensinam a encarar, com desenvoltura, situações diversas verificadas em sala de aula.
“A cada ano o Cetam tem investido mais na formação de seus instrutores. Eles devem ter sabedoria para lidar com as turmas. Têm que saber repassar seu conhecimento para o aprendizado poder ocorrer e tornar o aluno um profissional capacitado”, destaca Joyce.