O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) destacou nesta sexta-feira (28), em Plenário, a importância do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, principalmente para a zona rural. O parlamentar informou que o satélite já começa a levar sinal de internet para as áreas mais remotas do país.
Izalci lembrou que o satélite está no espaço desde 2017, mas somente agora começou a operar, ao conectar 3,7 mil escolas da rede pública à internet. Ele informou que mais de 1,2 milhão de estudantes, especialmente os que estudam na zona rural, estão sendo beneficiados.
Além de facilitar a vida dos estudantes, o sinal de internet fornecido pelo satélite geoestacionário também é usado para outras finalidades, ressaltou o parlamentar.
— Mais de 300 gigabytes de dados e voz trafegaram pelas 22 antenas instaladas em Brumadinho, para dar apoio às autoridades, no resgate de vítimas, no desastre que atingiu o município mineiro, em janeiro, quando rompeu-se a barragem da mina do Córrego do Feijão — disse.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)