Na tarde desta terça-feira (04), a Comissão de Meio Ambiente, Proteção aos Animais e Desenvolvimento Sustentável (Caama) realizou Sessão Especial em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento, que faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente realizada na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), reuniu órgãos de fiscalização do meio ambiente, instituições, ONGs e movimentos da causa animal e ambiental para apresentar os desafios de lutar e defender o meio ambiente, cada um dentro das suas especificidades.
A deputada destacou, durante a sessão, o importante trabalho realizado pela Caama. “Levo muito a sério a missão que a mim foi incumbida nesta comissão, trabalhamos muito para trazer soluções através do desenvolvimento de políticas públicas que possam combater os crimes ambientais, aumentar a proteção da fauna e flora, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento sustentável do nosso estado. Buscamos sempre trabalhar em parceria com os órgãos responsáveis como Sema, Semmas, Ipaam, Batalhão de Policiamento Ambiental e muitos outros”.
À frente da Comissão de Meio Ambiente, Joana Darc já protocolou 21 projetos de leis relacionados ao meio ambiente, dentre eles o projeto que obriga a cassação da inscrição estadual de empresas que provoquem maus-tratos a animais no estado do Amazonas. E o mais recente, que dispõe sobre a criação do Programa ‘Gabinete Sustentável’, com a implantação de lixeiras de coleta seletiva dentro dos gabinetes dos deputados da Aleam.
De acordo com a deputada, o trabalho só está iniciando. “Quando falamos da causa ambiental, falamos de um tema transversal, pois absolutamente tudo passa pelo meio ambiente. Ainda temos muito a fazer à frente da comissão, que neste mandato abraçou mais uma luta, que é a causa animal, a qual me dedico há muitos anos, quero poder contribuir da melhor forma para buscar soluções em favor do bem-estar e proteção aos animais. Entendo que somos a última geração capaz de transformar a realidade das futuras gerações”, enfatizou Joana Darc.
Reconhecimento
Com o intuito de valorizar e reconhecer o trabalho por eles realizados, alguns órgãos de fiscalização do meio ambiente, instituições, ativistas e movimentos e ONGs da causa ambiental e animal foram homenageados durante a sessão solene. Foram eles: Sema, Ipaam, Fundação Amazonas Sustentável(FAS), Batalhão de Policiamento Ambiental e Comissão Permanente de Meio Ambiente da OAB-AM. Receberam homenagens ainda as ONG’s e Grupos voltados a causa ambiental e proteção aos animais como: Projeto Remada Ambiental, Voluntários do Greenpeace, ONG’s PATA, Compaixão Animal e Sem Raça Definida, e ainda os grupos Guardiões dos Animais, Celeiro dos Anjos e Protetores dos Animais.
Gabinete da Deputada Joana Darc (PR)
Texto: Assessoria da Deputada
Ariane Araújo (92) 99485-4095
Fotos: Fábio Romão (92) 98174-0647