Na terça-feira (19), a deputada estadual Joana Darc (PR) sugeriu que a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) forme uma comissão para lutar, junto ao Governo Federal, pela implantação da Universidade Federal do Baixo e Médio Amazonas.
A iniciativa é uma resposta ao Governo Federal, que mandou retirar de tramitação no Congresso a matéria que também previa a criação de novos Institutos Federais pelo país. A decisão foi oficializada por meio da Mensagem Governamental n◦ 84, publicada no Diário Oficial da União do último dia 18. “Recebi essa decisão com muita tristeza. Estive no município de Parintins, acompanhada do meu colega Saullo Viana (PPS), e pude ver o quanto a comunidade esperava pelo projeto”, lamentou Joana.
A republicana enfatizou que o Estado possui poucas universidades públicas, se comparado aos demais Estados da Federação. Além disso, a parlamentar destacou as dificuldades geográficas do Amazonas, que são fatores determinantes para o acesso à educação universitária. “Temos que marchar até Brasília. Não podemos ficar omissos, pois é através da educação que libertaremos nosso povo da opressão social e política”, pontuou Joana.
Audiência Pública
Na Audiência Pública realizada no dia 1º de Março na cidade de Parintins, o reitor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Sylvio Puga, destacou que a nova unidade de ensino deveria herdar a estrutura física e pessoal do Instituto de Natureza e Cultura (INC) e do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) situados, respectivamente, nos municípios de Benjamim Constant e Coari.
Texto: Assessoria da Deputada
Gabinete da Deputada Joana Darc (PR)
Joelma Muniz (92) 99395-5704
Foto: Fábio Romão (92) 98174-0647