O Projeto de Lei (PL) do vereador João Carlos (Republicanos), quer assegurar a assistência religiosa e espiritual por meio da Capelania no âmbito do município de Manaus. A propositura do republicano foi deliberada na manhã desta segunda-feira (19/4), no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM). De acordo com a proposta, o serviço de Capelania será voltado para a ministração de palavras de conforto espiritual, bem como promover orações, reuniões, estudos bíblicos, palestras e seminários, além de apoiar e realizar debates objetivando garantir políticas públicas em defesa da família.“Os capelães são homens e mulheres preparados para resgatar vidas, levando aos assistidos conhecimento da palavra de Deus e são pessoas capacitadas para trabalhar na prevenção da violência, do uso das drogas, contra a pedofilia, na recuperação e na reabilitação de dependentes químicos e pessoas que vivem em estado de vulnerabilidade espiritual, além de promover, com sua atividade, a cultura de paz aos assistidos e suas famílias por meio das visitas”, disse o autor do PL.
A propositura do vereador diz ainda que os órgãos públicos manterão local apropriado para o exercício da capelania e que só poderão prestar assistência os capelães que comprovarem certificado ou diploma junto a unidade de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.
O serviço de capelania tem como missão um conjunto de ações que procuram colaborar com o bem estar do assistido e seus familiares
Requerimento deliberado
Outra propositura do vereador João Carlos deliberada na sessão plenária de hoje, 19, foi o requerimento que cria o espaço físico denominado como Galeria das Vereadoras na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A proposta do parlamentar é criar um espaço físico com retratos de todas as mulheres que já ocuparam um assento na Casa.
“Destacar as mulheres que fizeram e ainda farão parte da política do Poder Legislativo da capital amazonense foi o motivo da apresentação desse nosso requerimento”, falou o vereador, lembrando ainda que a proposição cria a Galeria com retratos de todas as mulheres que já ocuparam um assento na Casa ao longo de sua história.
“A iniciativa nasceu da necessidade de valorização da participação das mulheres no Poder Legislativo, a qual certamente representa um indicador do grau de amadurecimento da democracia e a conquista de direitos mais igualitários na política”, finalizou.
No espaço físico, as homenagens serão realizadas através de exposição individualizada de imagens, por reprodução fotográfica e histórica de cada uma das vereadoras para cada exercício e serão fixadas no espaço denominado de galeria das mulheres, localizado em paredes de destaque na sede do Poder Legislativo.
Texto: Vilania Amaral – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom / CMM