LELIO RAMOS
DA REDAÇÃO
A Câmara Municipal de São Paulo recebeu, na noite desta segunda-feira (20), a cerimônia de entrega de diplomas para 60 juízes de paz. O evento foi realizado pelo SINJUCAESP (Sindicato dos Juízes de Casamento do Estado de São Paulo), com o apoio do vereador Eliseu Gabriel (PSB).
Competente legalmente para desempenhar funções estatais em caráter permanente ou transitório, o juiz de paz é um agente público apto a realizar casamentos, entre outras funções.
De acordo com o presidente do SINJUCAESP, Miguel Marcos Alcântara, a categoria reúne “verdadeiros agentes do amor”, porém, não conta com o devido reconhecimento financeiro e social. “É importante que cada vez mais eles tenham espaço”, afirmou.
Para Valter Silva, vice-presidente interino do sindicato, é fundamental a categoria se manter unida e ser valorizada. “Em breve, vamos deixar de ser um sindicato, vamos nos transformar em um instituto. Isso será importante para que haja maior integração entre todas as entidades que representam profissionais dessa área”, disse Silva.
Presente à cerimônia, o vereador Eliseu Gabriel disse acreditar que o país precisa de entidades organizadas. “Vivemos momentos de ódio. Para enfrentar isso, as pessoas precisam se organizar. Os juízes de paz podem contar comigo nessa batalha para um reconhecimento de fato, estamos na mesma trincheira”, concluiu.