Mais de 90 alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Josué Cláudio de Souza, localizada no bairro Coroado III, escolheram seus representantes para o programa Parlamento Jovem (PJ) 2019. A eleição ocorreu na manhã desta quinta-feira (04), na Escola do Legislativo Senador José Lindoso, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Os deputados jovens eleitos foram os alunos Elson Daniel Machado, 17, e Thaís Bernardino, 17.
Os 97 alunos, acompanhados da gestora da escola, Sheila Maria Lisboa Barreto, foram recebidos no auditório Senador João Bosco Ramos de Lima, onde assistiram a uma palestra de Educação Cidadã ministrada pela gerente do setor de Educação Cidadã, Cassandra Serejo. Durante uma hora, eles receberam orientações sobre educação cidadã, a origem da política, os Três Poderes e a importância do voto consciente.
O deputado jovem titular, Elson Daniel, apresentou uma proposta na área da educação. O estudante quer desenvolver um projeto que estimule o aprendizado dos alunos do Ensino Médio. “Pretendo criar premiações para os alunos que mais se destacarem em conhecimento e notas e, por meio deles, criar um outro programa em que eles colaborem para o aprendizado dos colegas que possuem mais dificuldades no aprendizado. Espero conseguir ajudá-los de alguma forma por meio do programa Parlamento Jovem”, ressaltou.
A deputada jovem suplente, Thaís Bernardino, também apresentou sua proposta com foco na educação. “Só por meio da educação é que conseguiremos alcançar e realizar tudo o que almejamos. Precisamos criar projetos que estimulem os jovens a estudar”, disse a aluna, que está com grande expectativa em relação ao PJ 2019.
O Programa Parlamento Jovem está em sua 12ª edição e segue com as eleições na tarde desta quinta-feira (4). O intuito do PJ, que começa em maio, é aproximar os jovens do Parlamento Estadual para que eles vivenciem, durante dez dias, a rotina de um deputado estadual e conheçam e função da Assembleia Legislativa.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Giselle Campelo