quarta-feira, agosto 20, 2025
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
Sem resultados
Visualizar todos os resultados

Ministro alemão visita reserva no Amazonas e destaca interesse do país em continuar investimentos na área ambiental

por marceloleite
11 de julho de 2019
no Sem categoria
0
0
Compartilhamentos
9
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter

O ministro de Cooperação Econômica da Alemanha, Gerd Muller, visitou a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, nesta quinta-feira (11), acompanhado do secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Taveira. No local, o ministro conheceu projetos apoiados pela Alemanha por meio do Fundo Amazônia e do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) na Unidade de Conservação (UC) gerenciada pelo Governo do Estado.

 A visita ocorreu em Tumbira, uma das 19 comunidades da RDS do Rio Negro, localizada no município de Iranduba, a 80 km de Manaus. Foram apresentadas iniciativas na área de geração de renda sustentável, por meio do turismo de base comunitária, artesanato e manejo florestal, e de empoderamento comunitário e gestão territorial.

 Para o ministro, o trabalho realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e parceiros na RDS do Rio Negro contribui para a política alemã de proteção da floresta e dos povos. Muller ressaltou ainda o interesse em continuar investindo em ações para o desenvolvimento sustentável na Amazônia.

“Estou muito impressionado com o que estão realizando aqui. O trabalho é exemplar na proteção da floresta e na preservação dos direitos dos povos tradicionais, e este é um grande objetivo da nossa política. O Fundo Amazônia contribui muito para isso e nós queremos continuar o trabalho, talvez com alguns ajustes que possivelmente serão necessários”, destacou o ministro alemão.

 O secretário da Sema, Eduardo Taveira, salientou que a agenda no Amazonas consolida a missão iniciada com o governador Wilson Lima, em Brasília, que contou com reuniões com o governo alemão e também com o presidente da República, Jair Bolsonaro, e com o ministro do Meio Ambiente brasileiro, Ricardo Salles.

“A vinda do ministro consolida esta ida a Brasília, entendendo a necessidade de melhorias no Fundo Amazônia, mas deixando a mensagem de que é super importante para o Estado a parceria tanto com o governo alemão como também com o governo da Noruega, que é o maior doador do Fundo Amazônia. Recebemos apoio também por meio do programa Arpa, que tem sido fundamental para que a gente possa não só implementar unidades de conservação mas torná-las efetivas para as comunidades, seguindo a determinação do governador Wilson Lima de desenvolver e preservar, ao invés de trabalhar os dois fatores em âmbitos separados”, afirmou Taveira.

 Parceria mudou realidade local – O presidente da Associação de Comunidades Sustentáveis (ACS) Rio Negro, Sebastião Brito, destacou que a parceria entre Alemanha e Brasil é importante para fortalecimento da gestão comunitária e melhoria da qualidade de vida na RDS. “A gente não consegue fazer nada só e precisamos destas parcerias entre as comunidades, associação e o Estado, que tem uma política pública voltada para unidades de conservação. Antes a gente trabalhava com madeira, mas era extração ilegal. Hoje temos 14 planos de manejo licenciados, pensando na sustentabilidade e nos preocupando sempre com o amanhã. As comunidades hoje tiram seu sustento da madeira, do artesanato, da pesca, do turismo e da agricultura”, disse.

O embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, afirmou que o sucesso da implementação dos projetos no Amazonas é resultado da cooperação entre Estado, comunidades, financiadores e organizações da sociedade civil. “Sabemos que faz sentido continuar com o Fundo Amazônia e continuar a cooperação por meio do Arpa”, completou.

 Cooperação para o desenvolvimento sustentável – O Amazonas recebe apoio da Alemanha desde 1992, com investimentos em cinco grandes projetos de fortalecimento da gestão ambiental. A parceria tem importante impacto nas taxas de desmatamento, mantendo o Amazonas com 97% da sua cobertura vegetal intacta e garantindo que as unidades de conservação estaduais representem menos de 1% do total de desmatamento.

A gestão das 42 unidades de conservação estaduais recebe apoio do Programa Arpa desde 2002. Na RDS do Rio Negro e em outras 15 UC estaduais, o governo alemão financia ainda, por meio do Fundo Amazônia, o Programa de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades Ribeirinhas, uma política pública estadual que leva iniciativas de geração de renda e empoderamento comunitário para cerca de 39 mil pessoas. A ação é realizada pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e conta com apoio do Fundo Amazônia/BNDES, Bradesco, Coca-Cola Brasil e cooperação estratégica com o Governo do Amazonas, por meio da Sema.

PUBLICIDADE
marceloleite

marceloleite

Próxima notícia

Polícia Civil prende rapaz com 1,2 kg de drogas no Centro

Recommended

Câmara aprova projeto de lei que proíbe canudos plásticos

Câmara aprova projeto de lei que proíbe canudos plásticos

6 anos ago
TJAM prestigia sessão da Aleam em que foi aprovado projeto de lei destinado a oficializar o X vermelho como sinal de pedido de socorro de mulheres vítimas de violência doméstica

TJAM prestigia sessão da Aleam em que foi aprovado projeto de lei destinado a oficializar o X vermelho como sinal de pedido de socorro de mulheres vítimas de violência doméstica

4 anos ago
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia

Sem resultados
Visualizar todos os resultados
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia