O vereador Luís Mitoso (PTB) recebeu um vídeo dos moradores do bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste, que denuncia a empresa Sovel da Amazônia de despejar resíduos de papel no Lago da Colônia, poluindo e deteriorando o meio ambiente e, consequentemente, prejudicando a saúde e o bem-estar comum dos cidadãos da área. Ao tomar conhecimento da situação, o parlamentar defendeu em tribunal, nesta terça (30/3), no grande expediente, uma resposta rápida e enérgica por parte da Casa Legislativa e das autoridades competentes.“Se isso for fato e não fake é um crime contra o meio ambiente e contra a saúde pública. Estou me pronunciando sobre isso em tom de denúncia e, também, de indignação, pois estamos vendo nossos rios e igarapés sendo destruídos por empresas que não estão cumprindo com seu papel como corresponsáveis pela proteção e prevenção ambiental. Isso é grave e que deve ter uma ação efetiva da Câmara Municipal de Manaus, urgente”, sustentou.
Mitoso chamou a atenção dos órgãos de defensa ambiental para a situação, pois, ainda segundo a denúncia, transportadores clandestinos de esgoto e demais resíduos desembocam, sem nenhuma fiscalização, sujeira e lixo em áreas verdes da Colônia Antônio Aleixo.
“Nos vídeos que recebi, é muito clara a situação e preocupante. Onde está o Ministério Público, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas), e a Polícia Ambiental? Quando um ribeirinho é pego com uma tartaruga na canoa, rapidamente, a polícia age, mesmo se ele estiver levando comida para sua família. Contudo, esse mesmo rigor não se vê com as empresas que lançam toneladas de poluentes nos nossos rios e igarapés”, completou Mitoso.
Texto: Adeilson Albuquerque
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM