O livro Finite Mixture of Skewed, publicado pela editora Springer, apresenta 101 páginas, distribuídas em 6 capítulos. O professor Celso Rômulo do Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal do Amazonas (DE/ICE/Ufam) é co-autor da obra, cujo título, traduzido para o português como “Mistura Finita de Distribuições Assimétricas”, tem como tema central a modelagem de fenômenos do mundo real.
De acordo com Rômulo, a modelagem de fenômenos do mundo real, baseada em misturas finitas de distribuições, é uma linha de pesquisa na área da estatística que tem experimentado um desenvolvimento acentuado nos últimos anos, com aplicações em áreas tão diversas quanto agricultura, astronomia, bioinformática, biologia, biometria, computação, engenharia, processamento de imagens, genética, marketing, medicina, meio ambiente, neurociência, psiquiatria, psicologia e muitas outras. Assim, pesquisadores, profissionais e estudantes destas e de outras áreas correlatas formam o público-alvo do livro, comentou o docente.
Para o co-autor, o livro objetiva apresentar resultados recentes nesta linha de pesquisa, levando em consideração potenciais aplicações para a modelagem de fenômenos do mundo real em áreas como as citadas acima. Com isso, o professor disse que o livro é voltado para a divulgação de pesquisas recentes que realizadas com outros dois autores (Víctor Lachos, da University of Connecticut e Camila Zeller, da Universidade Federal de Juiz de Fora) foi publicado em revistas científicas internacionais.
“Os resultados obtidos nestes trabalhos tem sido citados com certa frequência na literatura relacionada. Observamos que alguns modelos já existentes não eram adequados para a análise de certos dados reais. Um exemplo clássico é a classificação de indivíduos em determinados grupos. Por exemplo, decidir se uma pessoa é ou não diabética com base em variáveis como concentração de glicose plasmática, pressão arterial diastólica, medida de insulina sérica, índice de massa corporal, idade e outras”, afirmou o pesquisador.
O professor entende que os modelos de mistura finita tradicionais e aplicados à proposta de um conjunto de dados bem conhecido na literatura, resultou no estudo realizado pelo The National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases com índias Pima adultas que vivem perto de Phoenix, nos Estados Unidos. “As taxas de classificação correta que obtivemos foram bem superiores àquelas obtidas com os modelos tradicionais. Além disso, nossos estudos de simulação evidenciam que esta performance do modelo pode ser estendida para outras populações”, comentou.
Celso Rômulo avalia positivamente a importância do livro no âmbito acadêmico que, segundo ele, a publicação propõe metodologias de compreensão de praticas investigativas. “Os trabalhos de pesquisa que desenvolvemos são mais voltados para a parte metodológica. No entanto, como forma de disseminar os resultados, temos como meta intensificar a colaboração com pesquisadores, profissionais e estudantes de áreas que aplicam em situações práticas métodos similares aos que estamos propondo, notadamente no contexto da nossa região”, assegurou o pesquisador.
O professor Celso Rômulo disse que é a primeira vez que publica a pesquisa no formato de livro, no entanto, publicou vários artigos científicos com a mesmo tema e outros correlacionados em colaboração com co-autores do livro, assim como, pesquisadores e alunos.