O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio do Grupo de Trabalho de Enfrentamento à Violência nas Escolas, participou, nesta quinta-feira (20/4), de um roteiro de visitas em quatro escolas da cidade, três municipais e uma estadual, além de uma creche, a fim de vistoriar as condições de segurança no ambiente escolar, tendo em vista os últimos ataques e ameaças a instituições de ensino recorrentes em todo o país.
Estiveram nas escolas a Procuradora de Justiça Delisa Olívia Ferreira, Coordenadora do GT, a Promotora de Justiça Renata Cintrão, que responde pela 55ª Promotoria de Justiça da Educação, e o Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Combate ao Crime Organizado (CAO-Crimo), Igor Starling Peixoto.
“O que nós vimos foi que, realmente, os protocolos de segurança estão sendo implementados, sim. O Ministério Público esteve ali presente, falamos dos canais de denúncias e falamos do objetivo de estarmos ali, exatamente para ver que medidas estavam sendo tomadas. Fizemos perguntas também, esclarecemos algumas coisas para os professores e foi uma visita bem produtiva, achei importante estarmos lá naquele momento”, descreveu a Procuradora de Justiça Delisa Olívia Ferreira.
Apesar da redução no número de estudantes presentes, ocasionada pelo receio de comparecer às aulas no dia de hoje, o GT constatou que as escolas seguem implementando ações de conscientização e de segurança para evitar possíveis atos de violência dentro do ambiente escolar. Agentes da Polícia Militar do Amazonas também se fizeram presentes nas cinco instituições visitadas.