O procurador-chefe do Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas, Edmilson Barreiros, ministrará palestra durante o 1° Seminário de Prevenção e Combate à Tortura no Amazonas, sobre “Condições Carcerárias, Tortura e Maus Tratos a Detentos”. O evento será realizado em 26 de junho na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AM), com programação matutina e vespertina.
A programação terá início às 8h e a palestra do procurador-chefe será entre 9h e 10h. Não há cobrança de taxa de inscrição. Os interessados devem apenas levar uma lata de leite em pó para futura doação a instituição de caridade. As inscrições podem ser realizadas neste link.
O evento será promovido pelo Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura no Amazonas. Criado em 2015, o comitê é composto por diversos órgãos públicos e da sociedade civil que buscam prevenir e combater a prática da tortura no Amazonas. Seu órgão mantenedor é a Sejusc, e está vinculado ao Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura em Brasília.
Além da fala do procurador-chefe da PR/AM, o evento contará com a participação da diretora do escritório da Human Rights Watch no Brasil, Maria Laura Canineu, e do subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos e Institucionais do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), Fábio Monteiro, entre outros.