MARCO CALEJO
HOME OFFICE
Na agenda de trabalho da Câmara Municipal de São Paulo, na tarde desta quinta-feira (26/8), vereadores participaram da Sessão Ordinária. De forma presencial ou por meio do sistema virtual do Plenário 1º de Maio, parlamentares se manifestaram por até cinco minutos no Pequeno Expediente. A sessão de hoje foi presidida pelo vereador Fernando Holiday (NOVO).
Secretaria Municipal de Cultura
A saída de Alexandre Youssef da Secretaria Municipal de Cultura repercutiu no Plenário. Ele pediu demissão do cargo na quarta-feira (25/8). No lugar dele, assume a pasta a Aline Torres, que ocupava a função de secretária-adjunta da Secretaria de Inovação e Tecnologia. Aline é formada em Relações Públicas, com especialização em Gestão de Projetos Culturais.
O líder do governo na Câmara, vereador Fabio Riva (PSDB), falou sobre a mudança. “Agradeço os serviços prestados pelo secretário Alê Youssef para a cidade de São Paulo. Ele é um conhecedor da cultura, atuante. Quero desejar sucesso para a Aline nessa nova empreitada. A gente sabe que São Paulo é uma cidade plural, e a cultura precisar fazer frente em todas as regiões, principalmente na periferia”.
O líder da bancada do PT na Casa, vereador Eduardo Suplicy (PT), também falou sobre a mudança na Secretaria Municipal de Cultura. “O meu respeito ao trabalho de Alexandre Youssef como secretário de Cultura. Ainda não compreendi tão bem tudo o que levou o prefeito a ter discordância com ele”.
A vereadora Cris Monteiro (NOVO) utilizou a tribuna do Plenário para desejar boas-vindas à Aline Torres na nova pasta. “Fiquei extremamente feliz com o anúncio que recém saiu. Aline é uma mulher incrível, inteligente, dinâmica e que vai contribuir sobremaneira para esta Secretaria que é tão importante para a gente”.
Outra parlamentar que repercutiu a troca de comando na Secretaria Municipal de Cultura foi a vereadora Elaine do Quilombo Periférico (PSOL), que preside a Subcomissão de Cultura. “Vamos enviar um requerimento para tentar entender quais são esses problemas de orçamento que o secretário apontou ao sair da Secretaria. Mesmo assim, a gente estima um bom trabalho para a nova secretária que está vindo, a Aline. A gente espera que ela faça um bom trabalho, porque a cultura dessa cidade é um tema superimportante”.
Já o vereador Camilo Cristófaro (PSB) avaliou correta a saída de Alexandre Youssef da pasta da Cultura. “Eu tive uma ótima notícia, hoje. Parabéns, prefeito Ricardo Nunes, pela exoneração. Acho que o Youssef é o pior secretário de Cultura da história de São Paulo”.
Pessoas idosas
O vereador Eli Corrêa (DEM) discursou sobre a população idosa e destacou que muitas pessoas com 60 anos ou mais continuam produtivas, “estando em plena forma para desenvolverem o trabalho e desenvolverem a vida”.
Eli Corrêa também aproveitou o espaço para fazer uma crítica à OMS (Organização Mundial da Saúde), que teria alterado a denominação dada à população idosa. “Segundo a OMS, o termo senilidade estaria sendo trocado por velhice. Isso quer dizer que ser velho é estar doente, que a velhice seria uma doença. Então, o meu mais veemente protesto contra essa denominação”.
Educação inclusiva
O tema da educação inclusiva foi destaque do vereador Celso Giannazi (PSOL). O parlamentar cobrou políticas públicas dentro das escolas municipais voltadas para pessoas com deficiência. “Temos salas de aula lotadas, com até 40 alunos, e com um ou dois com deficiência. É impossível implementar um projeto pedagógico com apenas um professor, sem auxiliar na sala, para atender as crianças com deficiência e as outras crianças também”.
Giannazi finalizou dizendo que “a educação inclusiva se dá efetivamente pela diversidade. A integração é muito produtiva para as crianças com deficiência, e para as outras crianças também”.
Próxima sessão
A próxima Sessão Plenária está convocada para terça-feira (31/8), às 15h. A Câmara Municipal de São Paulo transmite a sessão, ao vivo, por meio do Portal da Câmara, no link Plenário 1º de Maio, do canal do Legislativo paulistano no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo).
Assista aqui aos discursos da Sessão Plenária de hoje.