Na manhã desta quarta-feira (24), na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o deputado Estadual Roberto Cidade (PV) foi enfático no posicionamento contra as recentes declarações do ministro Paulo Guedes a respeito da Zona Franca de Manaus (ZFM). Na semana passada, em um programa de TV, o ministro afirmou que ele não podia “ferrar” com o Brasil só pra não mexer com Manaus.
O deputado citou o estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), “Zona Franca de Manaus: Impacto, Efetividade e Oportunidades”, que revelou que qualquer alteração na estrutura de reforma tributária que extinga o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) terá um efeito avassalador na economia amazonense.
“O estudo publicado ontem (terça-feira) no jornal Correio Braziliense, mostra o quanto nosso Estado perderá caso o ministro Paulo Guedes leve à frente o que ele disse em entrevista na semana passada. Não podemos aceitar que presidente ou ministro venha prejudicar a Zona Franca”, afirmou Roberto Cidade.
Ainda segundo o deputado, é preciso fortalecer a política de desenvolvimento regional. Tramita nas comissões da Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei (PL) voltado para a agroindústria, que procura criar alternativas econômicas para os produtores nos municípios, melhorando as condições dentro das atividades da agroindústria, bem como maior oportunidade do desenvolvimento de outros produtos e serviços, hoje inexistentes ou deficitários, para a elevação da competitividade do Estado perante os demais estados da federação.
“Muitos produtores não conseguem expandir suas atividades por falta de uma melhor oportunidade de capacitação, atualização de técnicas e, linhas de créditos existentes para solidificação e expansão de seus negócios. Muitas atividades chegam a nascer e permanecer nos limites para produção e comercialização, como produtos artesanais”, declarou o deputado.
Texto: Assessoria do Deputado
Gabinete do Deputado Roberto Cidade (PV)
Leonardo Fierro (92) 99446-4599