No mês em que o mundo inteiro se une em prol de ações de conscientização sobre o autismo, a empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) comemora a inclusão, desde 2015, de aprendizes com transtorno do espectro autista (TEA) em seu quadro de funcionários.
Atualmente, os aprendizes estão lotados na Supervisão de Serviço Social e na Supervisão de Administração e Transporte, exercendo atividades de apoio administrativo. Para a assistente social da Prodam, Helena Castro, a convivência com esses empregados é positiva para toda a empresa.
“De um lado, damos oportunidade para que esses jovens possam entrar no mercado de trabalho, e com essa ação ajudamos a diminuir a discriminação e o preconceito que ainda existe na sociedade. De outro, a Prodam ganha porque eles são ótimos funcionários, têm ótima habilidade de concentração, interesse por tarefas metódicas e grande capacidade de reconhecer padrões e seguir regras”, afirmou.
Seleção – Para selecionar os aprendizes com Transtorno do Espectro Autista, a Prodam firmou uma parceria com o Instituto Pró-Menor Dom Bosco e com a Escola Estadual Diofanto Vieira Monteiro. Os aprendizes trabalham quatro horas diárias, recebem um salário mínimo, tíquete alimentação e vale transporte.
Samuel Junior, de 18 anos, é um dos aprendizes da Prodam com autismo. Ele já trabalha na empresa há um ano e meio e sua função é dar apoio às atividades da supervisão de administração, realizando, por exemplo, a entrega de correspondências.
De acordo com o seu chefe imediato, Ismael Benigno, Samuel é um garoto educado e atencioso, e tem ensinado os colegas da PRODAM a ver a pessoa com deficiência com empatia, franqueza, atenção e respeito.
Sobre a Prodam – A Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) é uma sociedade de economia mista, cujo maior acionista é o Governo do Amazonas. Seus técnicos desenvolvem soluções que impactam o dia a dia do amazonense, como os sistemas de educação pública e trânsito. Além disso, a Prodam desenvolve soluções que melhoram a gestão governamental como os sistemas de patrimônio, almoxarifado e protocolo eletrônico.