“Pedimos o corte da água no período em que vendemos uma casa, mas a Água de Manaus não deu baixa no documento. Então, desde lá, houve uma cobrança que só foi aumentando”. O relato de Maria Elizabeth Andrade ilustra a situação de sua tia Maria Margarida da Silva sobre uma cobrança de R$ 4.700 feita pela empresa Água de Manaus. Após uma negociação intermediada pela Defensoria, a dívida foi reduzida para R$ 200.
O caso não é uma exceção. No último sábado (26), o Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizou, na Shopping Grande Circular, o atendimento de 120 pessoas que possuíam problemas relacionados a água e energia.
“A ação buscou liberar a agenda de atendimentos e facilitar para que os consumidores tivessem uma solução extrajudicial nessas demandas mais corriqueiras”, disse o defensor público Christiano Pinheiro, coordenador do Nudecon.
As principais demandas foram de revisão de fatura e pedido para anular multas. “O núcleo possui acordo de cooperação com as concessionárias de água e energia, o que facilita o atendimento. As pessoas que reconhecem a dívida conseguem fazer uma negociação mais facilitada. Nos casos em que não há possibilidade de acordo ou que eles não reconhecem a dívida, então a demanda é ajuizada”, explicou o defensor.
O Nudecon funciona no núcleo de atendimento da DPE-AM no shopping Grande Circular, de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h.