sexta-feira, junho 20, 2025
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
Sem resultados
Visualizar todos os resultados

Olímpiada de Matemática tem participação de 130 escolas e mais de 52 mil alunos da rede municipal

por marceloleite
21 de maio de 2019
no Sem categoria
0
Olímpiada de Matemática tem participação de 130 escolas e mais de 52 mil alunos da rede municipal
0
Compartilhamentos
8
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter

Olímpiada de Matemática tem participação de 130 escolas e mais de 52 mil alunos da rede municipal

21/05/2019 16h00

Mais de 52 mil alunos do 6º ao 9º anos do ensino fundamental da rede municipal de ensino participaram nesta terça-feira, 21/5, da 1ª fase da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A prova, realizada em todo o país, mobilizou 130 unidades de ensino de todas as zonas de Manaus.

Olímpiada de Matemática tem participação de 130 escolas e mais de 52 mil alunos da rede municipal

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) participa da Obmep desde 2005 e ano passado teve um aluno medalha de bronze e prata, além de 18 estudantes com menções honrosas contemplados com bolsa do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

“A participação de milhares de alunos da rede municipal em concurso nacional desse porte faz parte de um objetivo maior que é promover melhoria na qualidade da educação básica, despertar interesse desses jovens pela matemática e até reconhecer novos talentos”, ressaltou o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

O objetivo da prova é estimular e promover o estudo da matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade, além de identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas.

A assessora para o currículo de matemática e coordenadora do Programa Institucional Matemática Viva, da Semed, Giselle Cavalcante Souza, disse que a prova oportuniza essa chance para alunos brasileiros mostrarem seus conhecimentos, em especial, da rede municipal de ensino.

“A expectativa da Semed é de que este ano nós possamos ter mais alunos medalhistas pelo trabalho que vem sendo realizado de incentivo à participação nesse concurso nacional, porque eles têm a oportunidade de ser bolsistas do Programa de Iniciação Cientifica, pois já tivemos dois alunos medalhistas de 2018”, completou.

Prova

A Obmep é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovido com recursos dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

A prova tem um total de 22 questões de múltiplas escolhas de cinco opções para marcar. No período de 22 de maio a 4 de junho, as escolas poderão enviar os cartões-respostas dos alunos classificados para a 2ª fase. No dia 5 de junho, será a divulgação dos alunos aprovados. A prova da 2ª fase será realizada no dia 28 de setembro.

De acordo com a assessora interdisciplinar da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Centro-Sul, Mônica de Melo Oliveira, 12 unidades de ensino, com total de 6,5 mil alunos do 6º ao 9º anos, participaram da prova. Ela disse que foi realizado um planejamento com os educadores das escolas com atividades pedagógicas para ajudar os alunos. “O professor é peça-chave. Ele está no dia a dia estimulando o aluno para participar desse momento, percebendo as dificuldades que tem na disciplina e trabalhando em cima disso”, contou.

Destaque

A escola municipal Dr. João Queiroz, na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cidade Nova, zona Centro-Sul, foi uma das unidades que participou da prova. Para diretora Vivianne Coelho Alves, houve toda uma mobilização para preparar os 307 alunos do 6º ao 9º anos para alcançar o objetivo da escola na Obmep.

“A prova vem ser a primeira parte do desafio que vão encontrar em 2019. Como é uma mobilização nacional, eles estão vendo as outras escolas fazendo também. Percebemos que eles ficaram estimulados. Foi feito um trabalho anteriormente de sensibilização para que eles possam chegar na segunda fase também”, disse.

Classificado no ano passado para a segunda fase, o aluno do 9º ano, Matheus de Brito Rufino, 15, disse que se preparou mais ainda e que sua meta é conquistar uma medalha inédita para escola na prova. “Este ano me preparei bastante, quero ser o orgulho da minha família e da minha escola e levar a medalha de ouro. A minha dificuldade na disciplina não é tanto assim, porque tenho meus professores que me ajudam e em casa tenho apoio da minha família”, finalizou.

Texto – Paulo Rogério/Semed

Fotos – Cleomir Santos/Semed

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmcxWs8c

Notícias relacionadas

Educação

Aprovados em concurso começam a tomar posse na Semed


Educação, Esporte

Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo inicia jogos adaptados


Educação

Professores da rede municipal de ensino recebem certificação do Pnaic


Teste para Atender o pedido da chefe. Legenda

Educação, Esporte

Alunos da zona Norte participam de ‘Olimpíadas do Dentinho’


Educação, Notícias

Mais de oito mil alunos serão beneficiados com a Campanha Municipal Sorriso na Escola


Educação

Educadores da área rural iniciam atividades de 2017 com Jornada Pedagógica


03-01-17-
Professores das escolas do Rio Negro passam por formação em metodologia do ensino híbrido.
Fotos: Cleomir Santos

Educação

Professores das escolas do Rio Negro passam por formação em metodologia do ensino híbrido


Manaus - 04/01/2017
Coletiva - Recadastramento de passe estudantil
Foto. Altemar Alcantara/Semcom

Educação, Transporte

Cadastro e recadastro da meia passagem iniciará no dia 16 de janeiro


Educação

Quase 97% dos bolsistas indicariam o Programa Bolsa Universidade e 75% sentem-se preparados para o mercado, aponta pesquisa da Ufam


Educação

Rede municipal realiza prova eletrônica para alunos do 9º ano e da quinta fase do EJA


Educação

Mais de 6 mil alunos da rede municipal serão beneficiados com projeto de leitura


06/01/2017
Abertura do ano letivol na Escola municipal José Sobreira do Nascimento Tarumãzinho - zona rural
Foto.Altemar Alcantara/Semcom

Educação

Prefeitura abre ano letivo para 2,3 mil alunos de escolas rurais


Educação

Gerência de Creche da Semed realiza programa de orientação a pais de alunos


Educação

Matrícula de novos alunos na rede pública de ensino começa nesta sexta-feira


Educação

Prefeitura paga 70% a mais que o novo piso nacional para os professores da rede municipal


Educação, Matrículas

Começam matrículas de novos alunos para Educação Especial do município


Nenhuma imagem cadastrada

Educação

Centro Municipal de Artes Aníbal Beça abrirá inscrições para 300 vagas em cursos livres gratuitos


Nenhuma imagem cadastrada

Educação

Prefeitura anuncia resultado do último remanejamento do Bolsa Universidade


Nenhuma imagem cadastrada

Educação

Matrículas presenciais iniciam em mais de 700 escolas públicas de Manaus


Nenhuma imagem cadastrada

Concurso, Educação

Semed convoca professores e pedagogos aprovados em concurso público e processo seletivo


Nenhuma imagem cadastrada

Concurso, Educação

Aprovados no concurso e PSS da Semed começam a tomar posse


Nenhuma imagem cadastrada

Educação

Mais de 80% dos pais de novos alunos da rede municipal não precisaram sair de casa para garantir a vaga dos filhos


Nenhuma imagem cadastrada

Educação

Gerentes e assessores pedagógicos da rede municipal participam de Jornada Pedagógica


Nenhuma imagem cadastrada

Educação, Obras

Reconstrução de muros de escolas municipais está acelerada


Nenhuma imagem cadastrada

Educação

Prefeitura começa a distribuição da merenda escolar para as 492 unidades de ensino


Nenhuma imagem cadastrada

Educação

Diretores de escola assinam Pacto pela Melhoria e Qualidade da Educação


Nenhuma imagem cadastrada

Educação

Semed apresenta metas pedagógicas para 2017


Nenhuma imagem cadastrada

Educação

Escolas municipais da zona Rural de Manaus recebem novas lanchas escolares


Nenhuma imagem cadastrada

Educação

Prefeitura e Defensoria entram em acordo quanto à convocação de aprovados em cadastro de reserva no concurso 2014 da Semed


Nenhuma imagem cadastrada

Educação

Rede municipal de ensino inicia o ano letivo com mais de 240 mil alunos


PUBLICIDADE
marceloleite

marceloleite

Próxima notícia
Team Sonic Racing – Live Action Trailer

Team Sonic Racing - Live Action Trailer

Recommended

Idosa bate carro em escritório em Votorantim

Idosa bate carro em escritório em Votorantim

6 anos ago
IFI destaca que gastos obrigatórios impedem retomada de investimentos

IFI destaca que gastos obrigatórios impedem retomada de investimentos

6 anos ago

Popular News

    Connect with us

    • Principal
    • Política
    • Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Judiciário
    • Economia

    Sem resultados
    Visualizar todos os resultados
    • Principal
    • Política
    • Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Judiciário
    • Economia