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Para conscientizar sobre o Autismo, escola estadual faz programação especial para pais e familiares

por marceloleite
2 de abril de 2019
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 Dia 2 de abril é o dia Mundial da Conscientização do Autismo

O dia 2 de abril foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2008, como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A data visa conscientizar a população mundial sobre esse transtorno do neurodesenvolvimento que atinge cerca de 70 milhões de pessoas no mundo, alertando sobre os sinais, derrubando preconceitos e ajudando no esclarecimento.

 Em Manaus, a Escola Estadual Manoel Marçal, que atende 160 alunos, cerca de 90% com autismo, iniciou ontem (01/04) uma programação especial para os alunos. Com cinema, teatro, palestras, música e até uma discoteca, entre outras ações de sensibilização, serão realizadas na instituição durante a semana.

 O secretário de Estado de Educação, Luiz Castro, esteve na escola nesta terça-feira (02/04). “Visitamos toda a escola e vimos o trabalho magnífico e belíssimo realizado aqui por este grupo de educadoras, de pessoas que têm um profundo compromisso com a educação especial e a do ser humano. Estamos orgulhosos e temos o desejo que isso seja multiplicado em Manaus, nos municípios do interior e pela própria Seduc”, assinalou Luiz Castro.

 Com atividades nos turnos matutino e vespertino, objetivo das atividades da semana é mostrar a capacidade das crianças com autismo apesar das limitações. “O dia de hoje vem enfatizar ainda mais o trabalho da escola, que todo dia é diferente: as professoras vestem a camisa, a família dos estudantes nos apoia, estão sempre presentes conosco e isso traz resultados”, explicou a professora.

Sensibilização – Aida salientou que, apesar da data mundial, a sensibilização sobre o espectro autista é contínuo: das redes sociais a trabalhos internos na escola, as atividades buscam levar informações verídicas sobre o transtorno.

“Trabalhar com crianças especiais é diferente. Sempre digo para as professoras que aqui só ficam os fortes, de força sim, e de amor, de sensibilidade, porque todo dia tem algo novo. Elas têm limitações, mas são iguais a todos nós. Terão avanços sim, mas devagar e de acordo com o grau de comprometimento de cada um”, assinalou a gestora.

Inclusão – Por meio do processo de inclusão, a Seduc-AM permite que todas as escolas rede estadual recebam alunos com necessidades especiais, de acordo com a Coordenadora de Educação Especial da Seduc-AM, Lenise Salerno.

 No caso da Escola Manoel Marçal, são atendidas também crianças com síndrome de Down, usuários de cadeira de rodas e outras holopatias. “Na Escola Manoel Marçal de Araújo, os alunos ficam até completar 14 anos e então vão para outras instituições. Quando o aluno tem a limitação muito grande, nós temos o apoio do mediador escolar, que a secretaria disponibiliza para auxiliar o aluno na sala de aula”, salientou a coordenadora.

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