A realização de uma Audiência Pública para discutir medidas que garantam o parto humanizado nas maternidades de Manaus, foi proposta nesta terça-feira (19) pela deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), diante dos casos recorrentes de violência obstétrica, com consequências traumáticas para as mães e para os recém-nascidos. “É inaceitável que no momento supremo de dar à luz, quando as mulheres mais precisam de acolhimento e de amparo médico, recebam atendimento ineficaz e acabem sendo vítimas de agressões nas maternidades”, reagiu a deputada.
De acordo com Therezinha Ruiz, é necessário unir esforços junto à Susam, ao Conselho Regional de Medicina (CRM), ao Ministério Público Estadual (MPE), à Defensoria Pública (DPE) e às entidades comprometidas com a causa do parto humanizado, em busca de alternativas, no sentido de conscientizar os profissionais de saúde para a melhoria do atendimento, com procedimentos eficazes e seguros para as mães e para os bebês.
Na avaliação da deputada, as providências tem que ser tomadas com urgência, a fim de evitar os casos frequentes de violência praticados desde o atendimento das gestantes nas recepções, no pré-natal até a hora do parto. “Precisamos assegurar a qualidade da assistência na gestação, com o acesso das mães ao serviço de saúde e com equipes médicas capacitadas e eficientes para a realização do parto com segurança”, defende a deputada Therezinha Ruiz.
Texto e Foto: Assessoria da Deputada
Gabinete da Deputada Therezinha Ruiz (PSDB)
Gabinete (92) 3183-4541