Cerca de 700 famílias de 16 comunidades localizadas na área do rio Cueiras na zona Rural de Manaus, serão atendidas pelo Programa Mais Luz Para a Amazônia do Governo Federal. A notícia foi comemorada pelo vereador Peixoto (PTC) durante reunião realizada nesta quinta-feira (09/9), com a diretoria da concessionária Amazonas Energia e lideranças comunitárias.Peixoto que é membro da Comissão de Agricultura e Política Rural e também integra a Frente Parlamentar em Defesa da Zona Rural Rodoviária e Ribeirinha na Câmara Municipal de Manaus (CMM) enfatizou que “a energia elétrica nos dias de hoje é indispensável à sobrevivência e desenvolvimento das comunidades”.
No encontro foram debatidas ainda questões como a funcionalidade, os prazos e os trâmite institucional do novo projeto de energia fotovoltaica que atenderá essas comunidades a partir do primeiro semestre de 2022.
“A chegada desse serviço vai acabar com uma longa espera de mais de 16 anos. Essa energia vai ajudar no fomento da agricultura familiar, gerar emprego, renda, qualidade de vida além de alavancar o desenvolvimento econômico da região”, comemorou Peixoto.
A próxima etapa vai ser a atualização de dados dos domicílios a serem atendidos pelo programa que será realizado em parceria com as comunidades. Ainda neste a mês de setembro, em reunião marcada na comunidade Três Unidos, serão feitas as orientações devidas para a realização do levantamento.
Vão ser beneficiadas pelo Programa Mais Luz Para a Amazônia as comunidades Barreirinha, Boa Esperança, Nova Esperança, Nova Canaã São Sebastião e Três Unidos, localizadas no Rio Cuieiras e ainda as comunidades São Thomé, Maravilha, Monte Sinai Ig. Açú, Mipindiaú, Lindo Amanhecer, Nova Canaã Aruaú, São Francisco do Aruaú, Santa Isabel Aquariquara, Nova Esperança do Apuaú e Nova Aliança.
Estiveram presentes na reunião o presidente do Fórum Permanente em Defesa das Comunidades Rurais de Manaus (FOPEC), Daniel Araújo; o presidente e Tuchaua da comunidade indígenas Três Unidos, Waldemir da Silva; o presidente da Comunidade Monte Sinai, Lindomar da Costa Moura; o presidente da Comunidade São Sebastião do Cuieiras, Manoel Augusto Lima ; o presidente da Comunidade Coração de Maria, Jonas Dab Pereira da Silva; o presidente da Associação Mãe da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Puranga Conquista, Raimundo Leite Souza e Rosimeire Garrido, representando lideranças femininas.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador