quarta-feira, junho 25, 2025
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
Sem resultados
Visualizar todos os resultados

PF deflagra a 2ª fase da Operação Tântalo

por marceloleite
15 de julho de 2019
no Sem categoria
0
0
Compartilhamentos
8
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter

PF cumpre quatro mandados de prisão de pessoas envolvidas com o desvio de recursos destinados à merenda escolar


por


publicado:
04/07/2019 10h07


última modificação:
04/07/2019 10h07

Boa Vista/RR – A Polícia Federal deflagrou quinta-feira (4/7) a 2ª fase da Operação Tântalo*, que tem o objetivo de prender envolvidos em organização criminosa que promovia desvios de recursos públicos de merenda escolar no âmbito do Programa Mais Educação entre os anos de 2016 e 2018.

A PF conta com o apoio do MPF e cumpre quatro mandados de prisão preventiva e nove mandados de busca e apreensão em Boa Vista/RR. Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal em Roraima após representação da autoridade policial. Foram concedidas, ainda, a quebra do sigilo bancário e fiscal dos envolvidos, além do sequestro de bens e bloqueio de valores em até 5 milhões de reais.

O inquérito policial aponta que a empresa detentora do contrato com o Governo de Roraima, referente ao fornecimento de alimentos para merenda escolar, teria recebido, só no ano de 2018, mais de R$ 7 milhões. Entretanto, esta empresa pertenceria a um laranja do esquema. Os verdadeiros dirigentes agiriam sem vínculo com a empresa ou seriam proprietários de outras empresas, para as quais a maior parte do dinheiro era destinada.

A 1ª fase da Operação Tântalo, deflagrada em dezembro de 2018, desarticulou o esquema que estava em andamento desde 2016 e contava com o falso atesto de recebimento de produtos adquiridos pelo Estado. Desta forma, a empresa responsável pelo fornecimento dos alimentos realizava a entrega parcial dos produtos faturados ou os substituíam por produtos mais baratos, recebendo o atesto de recebimento integral destes por servidores integrantes do esquema. O proprietário da empresa detentora do contrato e outros três envolvidos foram presos, na época.

A investigação demonstra que mesmo, após a 1ª fase da operação, uma das empresas envolvidas no esquema estaria tentando obter novos contratos com o Governo de Roraima por meio da participação em processos licitatórios.

*Tântalo faz referência ao personagem da mitologia grega que foi castigado a nunca conseguir alcançar água e alimentos, apesar de viver cercado destes em abundância, restando em eterno suplício.

Comunicação Social da Polícia Federal em Roraima

Contato: (95) 3621-1522
E-mail: cs.srrr@dpf.gov.br

PUBLICIDADE
marceloleite

marceloleite

Próxima notícia

PF apura a invasão e venda de terrenos pertencentes à União

Recommended

13 de Dezembro – Dia do Marinheiro (2016)

13 de Dezembro – Dia do Marinheiro (2016)

9 anos ago
Prazo para a inscrição do prêmio professores do ano termina nesta sexta

Prazo para a inscrição do prêmio professores do ano termina nesta sexta

6 anos ago
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia

Sem resultados
Visualizar todos os resultados
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia