O estrangeiro foi detido no Aeroporto Internacional de Guarulhos/SP, onde pretendia embarcar, na companhia de um menor tailandês, para o Chile
por
publicado:
21/06/2019 10h44
última modificação:
21/06/2019 10h53
São Paulo/SP – A Polícia Federal, através de sua Delegacia de Defesa Institucional – DELINST, deflagrou na noite de ontem (20.06), operação policial para cumprimento de um mandado de busca e apreensão, expedido pelo Plantão Judiciário Federal em São Paulo/SP que culminou com a prisão em flagrante de um cidadão suíço que viajaria com um menor tailandês para Santiago do Chile.
Em poder do suíço, abordado no Aeroporto de Guarulhos/SP, foram encontradas diversas mídias nas quais havia vídeos com imagens pornográficas do menor, motivo pelo qual foi ele preso em flagrante pela prática de crime previsto na Lei nº 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente).
Durante as diligências, com a cooperação da Interpol, da Adidância Suiça, do Serviço de Repressão à Crimes Cibernéticos – DRCC/PF, descobriu-se informação que o cidadão suíço já havia sido investigado anteriormente por abuso sexual de crianças na Suíça e na Tailândia.
Durante sua estadia no Brasil, o suíço e o menor ficaram hospedados por quatro dias num hotel em São Paulo. O menor ficou o tempo todo incomunicável no quarto do hotel, para que não tivesse contato algum com funcionários ou outros hóspedes.
Após a prisão do cidadão suíço, o menor foi levado ao Hospital Pérola Byington, referência em atendimento a casos de violência sexual em São Paulo, onde a vítima passou por perícia médica a fim de constatar-se violência física e abuso sexual. Com o fim dos trâmites médicos e administrativos, o menor estrangeiro foi entregue ao Conselho Tutelar.
A conduta criminosa investigada na presente operação tem penas previstas que variam de 1 a 4 anos de prisão.
Haverá entrevista na Sede da Superintendência da PF em São Paulo, às 11 horas.
Comunicação Social da Polícia Federal em São Paulo
Contatos: cs.srsp@dpf.gov.br
11 3538 5013