O Procurador-Geral de Justiça do Amazonas (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi agraciado com a Comenda Jurista Tobias Barreto. A honraria, concedida em reconhecimento a sua atividade na área do Direito, foi entregue ao PGJ no dia 25/05, durante cerimônia de abertura do II Congresso Nacional de Direito, evento promovido pelo Uninorte – Centro Universitário do Norte e o grupo Ser Educacional, pelo Núcleo de Eventos do Ser Educacional, João Janguiê.
Em seu discurso de agradecimento, o Procurador-Geral de Justiça expressou sua gratidão ao receber a medalha, enfatizando que essa honraria tem um significado especial, não apenas para si, mas para todo o Ministério Público do Amazonas.
“Esta comenda eu levo no coração, representa muito, não só para mim, mas para todo o Ministério Público do Estado do Amazonas. Aos jovens estudantes de Direito, eu dou um conselho, que eu levo para o resto da minha vida: sonhe e tenha disciplina. Se houver determinação, você consegue realizar seus sonhos e galgar qualquer cargo que queira exercer dentro da atividade jurídica e do Direito”, declarou Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior.
O evento reuniu mais de 1000 estudantes de Direito e contou com palestra do professor de Direito Penal e Processo Penal e autor de diversas obras jurídicas, Aniello Aufiero, com o tema “Atualidades no Processo Penal e Direito Penal”. A programação do Congresso se estendeu até o sábado, 27/5.
A Medalha
A medalha é uma homenagem ao jurista sergipano Tobias Barreto de Meneses, considerado um dos maiores nomes do direito brasileiro. Ele foi responsável por introduzir o pensamento filosófico alemão na jurisprudência brasileira, além de ser um dos fundadores do movimento literário conhecido como simbolismo