Na manhã desta terça-feira (13/07), foi deliberado no plenário Adriano Jorge da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o Projeto de Lei nº156/2021, de autoria do vereador Rosivaldo Cordovil (PSDB), que “Institui o “Dia Municipal do Motoboy”, a ser comemorado, anualmente em 27 de julho no âmbito do Município de Manaus e dá outras providências. Segundo o autor da propositura, o PL tem como objetivo garantir que através da lei as comemorações passem a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município de Manaus.“O intuito é homenagear estes profissionais que cumprem longas jornadas de trabalho para ter um rendimento maior, muitas vezes sofrendo pressões para a realização de funções no menor tempo possível. Motoboys são trabalhadores com profissão reconhecida, que significa motociclistas que transportam e efetuam entregas e coletas rápidas, afirma Rosivaldo Cordovil.
Para o parlamentar, o reconhecimento dessa classe trabalhadora como profissional é motivada pelas grandes mudanças no mercado de trabalho brasileiro nos últimos anos. Mas, segundo o segundo Rosivaldo, é preciso que muitos outros direitos sejam conquistados. Além de lutar por novos direitos, os profissionais têm que enfrentar outra grande barreira que é vencer o preconceito à sua imagem perante a opinião de parte da sociedade.
Por outro lado, Rosivaldo observou que a sociedade deve reconhecer que a profissão de motoboy é hoje uma das mais perigosas do País, devido ao alto risco de acidentes de trânsito a que o trabalhador está constantemente exposto, submetendo-se a elevado desgaste físico e emocional.
“Eles enfrentam temperaturas adversas, assaltos, respiram fumaça de veículos poluentes, inclusive, em meio a está pandemia do covid-19, arriscam a própria saúde para realizar as entregas para a população que se encontra em quarentena, mostrando o seu valor e coragem, justificou Rosivaldo.
Rosivaldo disse ainda que o PL, teve a votação favorável e foi encaminhado às comissões temáticas da Câmara Municipal de Manaus, para análise.
Texto: Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM