terça-feira, julho 1, 2025
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
O Verídico
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Inicial Politica

PL que cria vagas de empregos para vítimas de violência doméstica vai à sanção em Manaus

por marceloleite
1 de setembro de 2021
no Politica
0
PL que cria vagas de empregos para vítimas de violência doméstica vai à sanção em Manaus
0
Compartilhamentos
3
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter

Encerrando as atividades do mês do agosto Lilás, dedicado ao enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira, dia 1º de setembro, projeto de lei 055/2021, que propõe cota de vagas em empresas para mulheres vítimas de violência doméstica na capital amazonense, proposta pela vereadora Thaysa Lippy (Progressista). O PL agora vai à sanção do Executivo Municipal.A proposta tem o objetivo de apoiar a autonomia financeira de mulheres em situação de violência doméstica, por meio de sua inserção no mercado de trabalho, principalmente durante o período da pandemia causada pela Covid-19.
O PL prevê que nas contratações firmadas pelo município de Manaus, que tenham por objeto a prestação de serviços públicos, será exigido que 5% das vagas de trabalho relacionadas com a prestação da atividade-fim sejam destinadas a mulheres vítimas de violência doméstica. Essa medida, segundo Thaysa Lippy, irá contribuir para que as mulheres nessas situações possam se desvencilhar economicamente dos algozes e, assim, romper o ciclo de violência.
De acordo com a vereadora, as empresas, que prestarão serviço ou que já prestam serviço com a Prefeitura de Manaus, vão reservar 5% das suas vagas para as mulheres que sofreram violência doméstica. “Nós sabemos que a violência doméstica aumentou muito com o período da pandemia e a maioria dessas mulheres não conseguem sair dessa situação de violência e nem denunciar o agressor, justamente por depender financeiramente do marido ou companheiro”, alertou.
Este ano, até junho deste ano, foram registrados mais de nove mil casos de violência doméstica, sendo a maior parte por ameaça, no Amazonas, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).
Pai Resgatando Vidas
Também foi para sanção do prefeito de Manaus, o projeto de lei, nº 317/2021, que concede título de utilidade pública ao Instituto Pai Resgatando Vidas (ISPRV), em Manaus, que oferece moradia para pessoas em situação de rua e usuários de drogas em Manaus, já resgatou mais de 300 pessoas em vulnerabilidade social. A proposta dará ao instituto –  de direito privado e sem fins lucrativos, que já atua em Manaus há mais de seis anos, o título de ‘Utilidade Pública’.
O mais conhecido trabalho do instituto foi feito com a ex-moradora de rua Maria Solange Paulino Amorim, de 50 anos, que ficou conhecida como “Marina Silva de Manaus” após ter um vídeo seu compartilhado pela cantora Madonna.
Com a aprovação do PL, o ISPRV poderá ser incluído no Cadastro Nacional de Entidades de Utilidade Pública (CNEs) e, dessa forma, ser beneficiado com isenção de tributos e requerer convênios com a administração pública.
Texto: Assessoria de Comunicação da vereadora
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
 

PUBLICIDADE
Assuntos: Câmara Municipal de Manaus - CMMEstado do Amazonas
marceloleite

marceloleite

Próxima notícia
Prefeitura implanta iluminação LED em campos na zona Oeste, após pedido de Márcio Tavares

Prefeitura implanta iluminação LED em campos na zona Oeste, após pedido de Márcio Tavares

Recommended

MPF denuncia ex-agente do Deops/SP que torturou e matou opositor da ditadura em 1971

4 anos ago

Suspensa decisão que impedia prefeitura paulistana de demolir construções no complexo Anhembi

6 anos ago
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia

Sem resultados
Visualizar todos os resultados
  • Principal
  • Política
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • Judiciário
  • Economia